David Bowie na última cena de "Lazarus", lançado na última quinta-feira (7)
David Bowie, que morreu no dia 10 de janeiro, sabia que seu câncer era terminal e transformou seus últimos momentos de vida em arte, com o lançamento do álbum "Blackstar", considerado uma espécie de álbum-testamento. 
Em entrevista ao jornal "Telegraph", publicada neste sábado (16), o produtor teatral e amigo de longa data do cantor Robert Fox afirmou que Bowie fez segredo sobre a gravidade da doença, inclusive entre os que trabalharam com ele no último disco.
 "Ninguém sabia. Ninguém sequer suspeitava de alguma coisa. E então acordamos na segunda-feira com a notícia. Acho que foi do jeito que ele queria que fosse", declarou Fox, que conhecia o cantor havia mais de 40 anos e trabalhou no clipe de "Lazarus" (Assista aqui) – em que Bowie aparece em uma cama de hospital.
 "Ele queria o mínimo de barulho. Ele era um homem reservado. E acho que ele queria proteger a família da insanidade que seria. Isso teria um impacto no álbum, em 'Lazarus', na família", completou.
"A morte não foi diferente da vida dele"
Ainda na segunda-feira, o amigo Tony Visconti, produtor de tantos discos de Bowie, comentou a despedida artística do cantor. "A morte dele não foi diferente da vida dele --um trabalho de arte", desabafou no Facebook tão logo a notícia da morte foi confirmada. "Ele fez 'Blackstar' para nós, seu presente de despedida. Eu soube por um ano que isso [a morte do artista] seria dessa forma".
Cena de "Blackstar"
 "Blackstar" foi gravado lentamente desde a primavera de 2014, quando Bowie conheceu o quarteto do saxofonista Donny McCaaslin em um bar de jazz em Nova York. Inicialmente, a parceria serviria apenas para "Sue (or In a Season of Crime)", lançada na coletânea "Nothing Has Changed".
 Segundo relato da revista "Rolling Stone", em dezembro do ano passado, Bowie passou os últimos cinco meses de 2014 trabalhando sozinho nas canções, no estúdio que mantinha em casa --mesmo período em que iniciou a batalha contra o câncer. Em 2015, as gravações começaram com toda a banda reunida.
Yahoo celebridades