O Sindicato dos Jornalistas do DF realizará nos dias 11 e 12/3 o Congresso Distrital dos Jornalistas 2016.  Preparatório para o 37º Congresso Nacional dos Jornalistas – fórum máximo de organização política e deliberação da categoria que ocorre de dois em dois anos –, o evento terá como tema “O Jornalismo em transformação”. O objetivo do SJPDF é reunir jornalistas para discutir a situação nacional e local da categoria, aprovar teses para o Congresso Nacional e escolher os delegados que irão representar o DF no Congresso Nacional.
As inscrições são gratuitas. Inscreva-se aqui. 
O congresso trará para a discussão as transformações ocorridas no jornalismo por causa das convergências dos meios e como essas mudanças têm afetado o cotidiano dos profissionais que atuam na área. Serão debatidas no encontro as questões do enxugamento das redações de jornais, das reformulações radicais voltadas à integração com as plataformas digitais e do surgimento de novos veículos online.
Para compor o evento serão convidados os seguintes jornalistas/especialistas da área: Ana Dubeux, diretora de redação do Correio Braziliense; Ricardo Vilella, jornalista da Rede Globo; Luiz Gonzaga Motta, professor da UnB; Diego Iraheta, jornalista do Brasil Post; Bruno Magrani, diretor de políticas públicas do Facebook no Brasil; Natália Vianna, diretora da Agência Pública; e César Bolaño, professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Segundo Jonas Valente, coordenador-geral do SJPDF, o evento é uma oportunidade de debater temas importantes para a categoria. “Nossa ideia é elencar os principais problemas enfrentados pelos jornalistas devido às transformações da área com as convergências dos meios. Por isso, chamamos os profissionais à participação. É importante a contribuição dos colegas nesse debate, para que possamos levar a realidade do Distrito Federal para o Congresso Nacional”, afirma Valente.