A sueca Dagny Carlsson, de quase 104 anos, viu um computador pela primeira vez aos 93 e aos 100 ela quis ter seu próprio blog.
Ela nasceu em 1912, no mesmo ano em que o Titanic afundou. No blog, ela fala como era sua vida antigamente, quando não existiam eletrodomésticos, como telefone ou geladeira – um prato cheio para os aficionados por história e curiosidades.
Consciente do alcance da internet, Dagny usa a o seu blog, que contabiliza mais de 1,4 milhões de visitantes, para promover a dignidade dos idosos e desconstruir estereótipos.
“Os idosos não são tão estúpidos como a sociedade pensa. É preciso mudar esse conceito. As pessoas mais velhas são tratadas, em geral, ou como se fossem crianças, ou como se fossem idiotas. Dizem aos idosos, ‘você não entende isso’, ‘meu velhinho’ e coisas assim. Eu digo que os idosos merecem mais respeito”, diz Dagny Carlsson em entrevista publicada no site da BBC Brasil
Sua atuação foi reconhecida com o prêmio de Idosa do Ano. “Porque os idosos são muito calados em nossa sociedade, e porque quando falam, ninguém se importa com o que dizem. Só se importam com o que eu digo porque me tornei famosa”, desabafa. “O maior desafio do ser humano é superar seu próprio medo”, acrescenta.
No vídeo a seguir, ela compartilha sua sabedoria sobre longevidade com bastante entusiasmo.  “O segredo da longevidade é manter curiosidade pela vida”, diz em um dos momentos.