Os cabelos brancos preocupam muitos homens, tanto mais velhos quanto jovens. Saiba o que fazer para evitar que apareçam muito cedo
Não mais uma preocupação exclusivamente feminina há algumas décadas. O número de homens que se preocupam com a aparência e temem os cabelos brancos cresce consideravelmente. A ponto de cada vez mais os marmanjos buscarem tratamentos e formas alternativas de evitar os fios grisalhos que surgem em algum momento da vida. Os cabelos brancos estão surgindo cada vez mais cedo e por motivos diferentes, e continuam a causar incômodos e irritações. 
Em grande parte, a correria do dia a dia e o stress decorrente disso são apontados como os maiores culpados dos cabelos grisalhos. Enquanto uma cura definitiva e milagrosa para os cabelos brancos precoces não é encontrada e comece a ser vendida em promoções na internet, resta se apegar a dicas passadas pelas gerações mais sábias (essas sim merecedoras dos fios sem cor da experiência).
Melhorar a alimentação

Inicialmente, pode não parecer, mas a alimentação exerce grande influência sobre o aparecimento dos cabelos brancos. Quanto pior a pessoa cuidar de sua dieta, mais cedo irão aparecer os indesejados fios grisalhos. Isso porque a saúde do fígado está diretamente ligada com a cor dos cabelos. Então, para que se possa manter a cabeça com a cor natural, vale a pena investir em alguns truques de alimentação bastante úteis.
Já é um fato conhecido por especialistas que a deficiência de cobre na alimentação é fator que interfere na beleza dos cabelos. Por esse e mais alguns outros motivos é recomendado o consumo diário de cobre, presente em alimentos como a aveia, o arroz, legumes diversos, o cacau (não vale exagerar no chocolate e colocar a culpa nesse texto), a batata, e o abacate, por exemplo.
O excesso de sal na alimentação também já foi apontado como prejudicial para a saúde do fígado, sendo importante cortar o sódio da dieta quando possível e ter preferência por outras formas de temperar os alimentos.
Evitar o stress (se possível)
Sendo um fator muito mais conhecido pelo público em geral, o que até mesmo resulta em brincadeiras sobre o assunto, o stress é um causador bastante recorrente que atinge grande parte da população de maneira bastante séria, sendo talvez  o maior inimigo de quem deseja cuidar da saúde dos cabelos e mantê-los com a cor natural.
Infelizmente, não existe muito que fazer contra o stress ao qual todos estão submetidos no dia a dia, porém é recomendado procurar evitar as situações que possam causar mudanças emocionais bastante acentuadas. Recorrer ao famoso chá calmante ou ao suco de maracujá pode ajudar a controlar essas emoções mais facilmente e evitar que se ganhe um novo fio branco a cada dia.
Cuidar da saúde física e mental
Uma forma de evitar tanto o estresse quanto uma alimentação deficiente que podem vir a causar o aparecimento dos cabelos brancos é cuidando da parte física e mental por meio de exercícios que contribuam para que o corpo se mantenha saudável através de dietas mais adequadas e evitando excessos e também a mente possa se manter mais relaxada e concentrada, sem ficar tão exposta a situações que causem graves mudanças de humor.
Investir em mais tempo para frequentar academias de ginástica e locais onde seja possível esvaziar a cabeça e se dedicar a alguma atividade prazerosa, como ler, assistir filmes, descansar ou praticar um hobbie podem mostrar seus benefícios a longo prazo e contribuir para uma melhor prevenção contra os cabelos grisalhos.
Já recebeu uma massagem na cabeça hoje?
Fato pouco conhecido, mas que exerce grande influência no combate contra os cabelos brancos, é que a cabeça sofre tensões assim como qualquer parte do corpo. Essas tensões não possuem idade para aparecer no homem e podem causar danos ao couro cabeludo, se manifestando com o aparecimento precoce de cabelos brancos. Uma boa massagem na parte de cima da cabeça pode ser bastante relaxante e contribuir para a diminuição desses fios.
Por Luis Carvalho