A presidente Dilma Rousseff disse nesta terça-feira (19) que a crise econômica não deve servir de motivo para o impeachment de um presidente e que o Brasil tem um histórico de golpes.
"O Brasil tem um veio golpista adormecido. Se nós acompanharmos a trajetória dos presidentes no meu país, no regime presidencialista a partir de Getúlio Vargas, nós vamos ver que o impeachment, sistematicamente, se tornou um instrumento contras os presidentes eleitos", afirmou Dilma em entrevista coletiva com jornalistas estrangeiros.
A presidente culpou o cenário internacional pela crise economia brasileira. "Por conta da crise econômica, muitos me veem como responsável, como se no resto do mundo não tenham sido enfrentadas em escala muito maior", disse.
"Atribuem a mim a crise dos países desenvolvidos, a queda de commodities e agora a perda de 10 milhões de empregos. Não foi bem assim. Temos, infelizmente, uma perda de empregos que não tem esse montante, mas cerca de 2,4 milhões o que é uma lástima".
"Se a crise [econômica] fosse argumento, não teria um presidente que sobreviveria no cargo", afirmou Dilma.
A presidente também culpou a oposição pela crise econômica e política ao não aceitar uma derrota "por uma margem estreita, de 3 milhões e poucos de votos".
 "Primeiro pediram recontagem dos votos, depois entraram no TSE para impedir q eu tomasse posse, na sequencia seguiram as pautas bombas", declarou.