A ministra da Agricultura, Kátia Abreu (PMDB), utilizou no sábado, 16, à noite, uma rede social para pedir que as manifestações deste domingo, 17, não ocorram com violência. A ministra disse acreditar na honestidade da presidente Dilma Rousseff e afirmou estar "confiante na vitória da democracia". "Podemos pensar diferente, mas somos todos brasileiros", disse a ministra em seu perfil no Twitter.
Mais cedo, em entrevista exclusiva ao Broadcast (serviço de notícias em tempo real da Agência Estado), Kátia Abreu avaliou que o clima dentro do governo mudou após reunião na noite de sexta-feira com aliados e o ministro-chefe do Gabinete Pessoal da Presidência da República, Jaques Wagner. Na contagem feita por ela no fim da sexta-feira, os votos contrários ao impeachment teriam chegado a 183.
Kátia Abreu é um dos seis ministros do PMDB que se recusaram a deixar o cargo depois de o partido romper oficialmente com o governo. Desde o desembarque da sigla, a ministra tem feito uma defesa aguerrida da presidente Dilma e do governo, colecionando desafetos dentro do próprio partido. Ela é alvo de um pedido de abertura de processo de expulsão do PMDB por ter desrespeitado a decisão da cúpula partidária.