O governador Rodrigo Rollemberg participa, neste sábado (30), às 9h30, do lançamento da campanha nacional de vacinação contra os vírus da influenza. Em Brasília, o evento será no Hospital Regional da Asa Norte. A ação é uma parceria do Ministério da Saúde em conjunto com estados e municípios e será realizada entre os dias 30 de abril e 20 de maio. O objetivo é reduzir as internações, complicações e mortes em decorrência das infecções pelo vírus da influenza.
 Em Brasília, o início da vacinação foi antecipado. A campanha começou em 18 de abril, com a imunização de crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, gestantes, puérperas de até 45 dias e profissionais da saúde. No dia 27 foi iniciada a vacinação de idosos e de pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis.
 Segundo o Ministério da Saúde, serão distribuídas para o Distrito Federal 651,8 mil doses da vacina. O órgão afirma que o público-alvo da campanha local é de 609,1 mil pessoas.
A vacina disponibilizada pelo Ministério protegerá a população contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (H1N1; H3N2 e influenza B).
 O público-alvo da campanha é formado por crianças de seis meses a cinco anos; pessoas com mais de 60 anos; trabalhadores da saúde; povos indígenas; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas; e os funcionários do sistema prisional.  Também serão vacinadas pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais. A definição dos grupos prioritários segue a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), além de ser respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, cujo principal agente são os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.
 Serviço: Lançamento da campanha nacional de vacinação contra os vírus da influenza
Horário: 9h30
Local: Hospital Regional da Asa Norte - Setor Médico Hospitalar Norte, Quadra 101- Área Especial
Imprensa do Governador