Na ultima terça, 05/04 o artista plástico e jornalista Élton Skartazini apresentou seu projeto O Grande Quadro, levantamento histórico, geográfico, estatístico e estético de Samambaia/DF, no 3º Encontro de Urbanismo realizado no Instituto Federal Brasília - IFB Samambaia. “Nosso objetivo é pensar a cidade, pensar alternativas para o desenvolvimento da região”, disse professora de artes visuais, Cristiane Terraza.
“Iniciei o projeto com o quadro Samambaia 1989, desenhado a 25/10/1989, dia em que foi criada a 12ª Região Administrativa do Distrito Federal. Assisti a cidade nascer e crescer. Registro esse processo em quadros, fotos e textos, levados em exposições multimídia, a diversos locais de Brasília. Faço isso inspirado na frase ‘Fale de sua aldeia e estará falando do mundo’, do russo Leon Tolstoi”, disse Skartazini.


O professor Rones Borges apresentou sua tese de doutorado sobre a ‘Expansão territorial e segregação socioespacial urbana: o caso de Samambaia/DF’. “O encontro faz parte de ciclo de conferências para discutir o espaço urbano, sua ocupação, desenvolvimento sustentável e qualidade de vida. O IFB está aberto à COMUNIDADE para tratar de temas relevantes à cidadania”, disse o diretor Fernando Dantas.

Por: Skartazini Arte e Comunicação