Marketing Digital é um conceito tão presente em nossas vidas, que parece ter sempre existido, apesar de ter sido criado apenas há pouco mais de 20 anos.
Mas e o que é o Marketing Digital exatamente?
Marketing Digital é a reunião de estratégias de marketing, com o intuito de identificar e satisfazer as necessidades dos consumidores, porém feito de forma online.
Inclusive, esta vertente do marketing não é um exclusividade de negócios online ou de blogs e sites, mas também bastante utilizado para promover negócios físicos.
O Marketing Digital envolve algumas atividades como:
Gerar valor através do Marketing de Conteúdo;
Criar relacionamento com audiência através do Email Marketing;
Aumentar alcance usando SEO (Search Engine Optimization);
Melhorar o lado social através da Gestão de Mídias Sociais;
Construção e manutenção de blog e/ou site;
Produção de vídeos e outros materiais visuais.
O maior diferencial do Marketing Online é que não é você ou sua empresa que irão atrás dos consumidores, mas justamente o contrário.
Marketing Digital é um conceito tão presente em nossas vidas, que parece ter sempre existido, apesar de ter sido criado apenas há pouco mais de 20 anos.
Mas e o que é o Marketing Digital exatamente?
Marketing Digital é a reunião de estratégias de marketing, com o intuito de identificar e satisfazer as necessidades dos consumidores, porém feito de forma online.

Inclusive, esta vertente do marketing não é um exclusividade de negócios online ou de blogs e sites, mas também bastante utilizado para promover negócios físicos.
O Marketing Digital envolve algumas atividades como:
Gerar valor através do Marketing de Conteúdo;
Criar relacionamento com audiência através do Email Marketing;
Aumentar alcance usando SEO (Search Engine Optimization);
Melhorar o lado social através da Gestão de Mídias Sociais;
Construção e manutenção de blog e/ou site;
Produção de vídeos e outros materiais visuais.
O maior diferencial do Marketing Online é que não é você ou sua empresa que irão atrás dos consumidores, mas justamente o contrário.
Você precisa dar um motivo para que as pessoas cheguem até você.
E como?
Gerando real valor através da produção de conteúdo de qualidade.
Outra característica típica do Marketing Online é o baixo investimento, especialmente se comparado com as mídias tradicionais como televisão, rádio ou jornais e revistas.
Além de claro ser muito mais fácil de mensurar os resultados de todo investimento.
Apostar no Marketing Digital é a garantia de sucesso do seu empreendimento, seja ele online ou não.
Portanto continue lendo este artigo para saber mais sobre:
A história por trás do conceito de Marketing Digital
Por que as empresas estão apostando cada vez mais no Marketing Online
Revolução do marketing: o novo marketing 3.0 na visão de Philip Kotler
Outbound Marketing x Inbound Marketing: dê adeus a velhos conceitos
Os 7 elementos indispensáveis para a sua estratégia de Marketing Digital
As melhores Ferramentas de Marketing Digital
5 previsões para o Futuro do Marketing Digital
Parece interessante? Então compartilhe esse post com seus amigos e vamos juntos descobrir o futuro do Marketing Digital!
Facebook (o mais popular)
Twitter (o mais rápido)
Google+ (o mais indicado para funcionários do Google)
LinkedIn (o mais profissional)
Email (o mais democrático)
A HISTÓRIA POR TRÁS DO CONCEITO DE MARKETING DIGITAL
O termo Marketing Digital foi usado pela primeira vez em 1990, junto com o surgimento da internet que conhecemos hoje.
A Plataforma Web 1.0, usada na época, permitia que usuários encontrassem a informação desejada, porém não existia a possibilidade de interação.
A relação dos usuários com a internet era totalmente passiva.
Modelo muito semelhante ao marketing tradicional, onde o consumidor não tem o poder de interferir e opinar sobre o conteúdo que está consumindo.
Aos poucos essa realidade começou a ser desenhada para o caminho que conhecemos hoje e em 1993 os primeiros banners clicáveis e o Yahoo são criados.

O Google aparece em em 1998 assim como o buscador do Yahoo e da Microsoft, permitindo o usuário ter um pouco mais de participação no ambiente online.
Mas apenas em 2006 que mundo do Marketing Digital começou a expandir de verdade, quando o tráfego de buscas online cresceu para 6.4 bilhões em apenas um mês.
Percebendo a grande oportunidade que tinha nas mãos, de avaliar o conteúdo e criar anúncios baseados nos termos pesquisados, o Google começa a expandir seu portifólio de produtos e cria oGoogle Adwords e o Google Adsense e assim se torna o maior buscador do mercado.
Uma nova era começou com a Web 2.0.
Agora os usuários não só poderiam consumir conteúdo, mas também aumentar sua participação na internet e interagir com outras pessoas do seu círculo social e com as marcas de sua preferência.
Plataformas e redes sociais como WordPress, Facebook e YouTube surgiram, estreitando ainda mais os laços de interação que já estavam acontecendo.
O cenário do Marketing Digital estava se mostrando cada mais promissor.
Outras duas inovações que mudaram e muito o Marketing Online e o aproximou do que experimentamos hoje, foram a chegada dos Cookies e a invenção do Iphone.
Um jeito fácil de descobrir o que é um Cookie: você entra em algum site, procurando por um produto ou serviço, por exemplo.
Ao continuar navegando normalmente , começará a ser “perseguido” por banners anunciando exatamente aquele produto que você pesquisou.
Coincidência? Certamente que não!
Apenas uma maneira encontrada para trackear suas buscas e oferecer promoções sob medida para você.
Quanto ao Iphone, nós todos já conhecemos a história. Até por que cada vez mais navegamos, usamos redes sociais e compramos em nossos smartphones.
O Marketing Digital evoluiu muito e rapidamente ao longo desses 20 anos e essas mudanças certamente serão cada vez mais rápidas
Daí a necessidade de manter-se sempre atualizado e prestar atenção nas novas tendências para se manter competitivo na internet, seja com seu empreendimento digital ou offline.NÃO HÁ GRANDES DÚVIDAS DE QUE O MARKETING DIGITAL JÁ É O PRESENTE E SERÁ O FUTURO DO MARKETING.
Isso por si só já justifica a corrida, seja de grandes empresas ou de pequenos empreendedores que querem conquistar seu espaço no concorrido mercado.
Mas se não bastasse, ainda existem muitas vantagens adicionais.
O Marketing Digital funciona tão bem em processos de compra porque os consumidores conseguem acessar a informação que desejam a qualquer momento.
E não apenas quando as empresas decidem.
Além disso, ficamos conectados grande parte do nosso tempo na internet, seja conversando com amigos, consumindo conteúdo ou jogando online.
Ficou muito mais fácil conquistar seu público-alvo, pois não importa a que nicho de mercado seu consumidor pertence, ele certamente estará online também.
Não só ele: mas seus amigos, parentes, colegas de trabalho, praticamente todo o seu círculo social.
E essas pessoas também estarão dividindo impressões sobre produtos que compraram e se são clientes satisfeitos de uma marca ou não.
Não será só você falando da sua própria marca, blog ou negócio online, mas sim muitas e muitas pessoas.
Se o trabalho de divulgação for bem feito, até mesmo os formadores de opinião terão algo positivo a dizer sobre seu produto.
E claro: a opinião de pessoas próximas é muito mais confiável do que uma empresa falando bem do seu próprio produto.
Os consumidores desejam marcas confiáveis, que saibam se comunicar com sua audiência, entendam seus problemas e ofereçam soluções personalizadas.
E só conseguirão fazer isso porque conhecem e se conectam de forma especial com seu cliente.
Muitas e muitas oportunidades estão por ai, se você souber como explorar com inteligência e se posicionar com clareza.
Isso sem falar da maior facilidade de obter métricas, especialmente quando comparadas às campanhas tradicionais de marketing.
Você consegue monitorar com precisão quantas pessoas estão acessando seu site, quantas assinam sua lista de emails e quanto o investimento em Facebooks Ads está dando de retorno em vendas.
E sem mencionar o fato de que investir em Marketing Digital é infinitamente mais econômico do que gastar rios de dinheiro em campanhas na mídia tradicional.
Os motivos para investir cada vez mais no Marketing Digital estão todos ai.
E esse é um movimento tão forte, que até mesmo Philip Kotler concorda que se você quer fazer parte do hall de empreendimentos bem sucedidos, deve fazer mudanças na sua estratégia de marketing.
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