Na próxima terça-feira (31), terá início uma campanha, promovida pelo BRB, para arrecadação de resíduos eletroeletrônicos. Durante a ação, que ocorrerá até o dia 3/6, a unidade móvel da Estação de Metarreciclagem (ônibus adaptado para a realização de atividades de educação ambiental, capacitação em novas tecnologias e coleta adequada de resíduos eletroeletrônicos) ficará estacionada em frente ao Edifício Brasília (SBS, Quadra 01, Bloco E), das 10h às 16h, para receber os materiais. A gerente de sustentabilidade do BRB, Leila Republicano, explica que a campanha tem como objetivo promover a conscientização em relação aos cuidados com o meio ambiente e, 
simultaneamente, oferecer aos empregados, aos clientes do BRB e à comunidade a oportunidade de descartar os resíduos eletroeletrônicos de modo adequado e cômodo.
“Esta campanha viabiliza a destinação correta dos resíduos eletroeletrônicos, que muitas pessoas não sabem onde descartar, até porque os pontos permanentes de entrega desses resíduos são escassos. Além disso, promove o desenvolvimento econômico sustentável, pois o material recolhido gera emprego e renda para os trabalhadores que vivem da reciclagem desse material”, reforçou Leila.
Parceria com a ONG Programando o Futuro
A ONG “Programando o Futuro” tem sede na cidade de Valparaíso de Goiás. A entidade atua há 15 anos com foco no desenvolvimento comunitário a partir do ensino da apropriação tecnológica. Os projetos desenvolvidos pela ONG estão focados em quatro eixos: inclusão digital para o desenvolvimento local, qualificação para o mundo do trabalho, fortalecimento das redes e tecnologias de apoio à sociedade civil, e reaplicação e estímulo à utilização de tecnologias sociais e conhecimentos livres.
Com isso, todo o material descartado, que após as oficinas torna-se reutilizável (a exemplo dos computadores), é doado para instituições, como escolas e bibliotecas públicas.
Balanço dos anos anteriores
O BRB promove esta campanha pelo quinto ano consecutivo e sempre em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6). Na última edição, que ocorreu de 27 a 29/5/2015, foram arrecadados 1.350 Kg de material. Este ano, a expectativa é alcançar a marca de 1,5 tonelada.
Abaixo, a lista de tipos de materiais que podem ser descartados durante a coleta:
Mais informações
E-mail: aimprensa@brb.com.br
Assessoria de Comunicação