Adm;Valdeci Machado fala sobre mobilidade urbana
Neste ano de 2016, a Administração Regional de Águas Claras desenvolveu vários projetos, junto à outros órgãos, para a melhoria na mobilidade urbana da cidade. Entre eles podemos citar, a construção e a reparação de calçadas em que a região irá ser contemplada com aproximadamente 20 mil m², com prioridade nas áreas consideradas inadequadas. O edital da licitação foi publicado no dia 22/4  e a abertura das propostas está prevista para o dia 24/5. A expectativa é que as obras comecem no segundo semestre deste ano. A assinatura do contrato vai garantir, em um primeiro momento, a execução de obras prioritárias e urgentes em diversas Regiões Administrativas do Distrito Federal. O estabelecimento dessas prioridades no atendimento das demandas é feito por intermédio das Administrações Regionais, que recebem os pedidos da comunidade via ouvidorias ou presencialmente e os direcionam à Sinesp ou à Novacap. O investimento total será de R$ 50 milhões, a serem aplicados durante três anos, conforme as prioridades e a disponibilidade de recursos. Outro processo de mobilidade urbana em Águas Claras, foi a implantação da Ciclofaixa na Avenida Araucárias, na qual faz parte do Projeto Mobilidade Ativa, voltado para complementação dos deslocamentos a partir das estações do metrô, em direção aos Polos Geradores de Viagens, a pé e em bicicleta, dependendo das distâncias e tempos de percurso. Nesse processo, Águas Claras foi escolhida como área piloto, devido às características de alta densidade populacional, continuidade do espaço urbano e ausência de malha cicloviária. Portanto, o projeto é amplo e envolve obras a serem realizadas no decorrer do ano.
 O Projeto Mobilidade Ativa estabelece uma ampla malha cicloviária para Águas Claras compreendendo ciclofaixas nas Avenidas:
- Araucárias (3,5km) - em andamento
- Castanheiras (3,5km);
- Boulevares Sul (3km) e Norte (3km);
- Pau-Brasil, Pitangueiras, Avenida Parque Águas Claras (entre as Avenidas Castanheiras e Águas Claras) (1,1km). A pintura da ciclofaixa da Avenida das Araucárias foi concluída no dia 07/04. O trabalho foi iniciado no dia  29/03. Já as placas de sinalização da ciclofaixa foram todas colocadas no dia 07/04. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) já colocou os tachões de sinalização na ciclofaixa da Avenida das Araucárias. Nessa primeira etapa do Mobilidade Ativa, serão 7,8 quilômetros de via para a circulação de bicicletas, dos quais 3,8 quilômetros na Araucárias. A Avenida Castanheiras em Águas Claras deve ser a próxima a receber a ciclofaixa e em seguida vias secundárias, como as Avenidas Boulevard Sul e Norte. Outro projeto de mobilidade foi  a construção dos 4 viadutos, onde foram inaugurados no mês de Maio. Eles ficam localizados nas Ruas Manacá, Alecrim, Ruas 36 e 37 sobre a linha do metrô, em Águas Claras. Outros projetos de mobilidade estão sendo executados para a melhoria de toda a população.