Sessão solene destaca papel dos profissionais da saúde na erradicação do tabagismo 
Está marcada para esta quarta-feira (1), a partir das 9h30, no Plenário da Câmara Legislativa do DF (CLDF), sessão solene onde será comemorado o Dia Mundial sem Tabaco. “Acho que também podemos comemorar um dia com mais saúde. Isto porque é nesta data em que alertamos, fortemente, sobre doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo”, enfatizou a presidente da CLDF, deputada Celina Leão. A sessão é conjunta com o deputado Bispo Renato Andrade.
Para comemorar a data a deputada diz que nada seria feito se não houvesse o empenho dos profissionais da saúde, assim como as instituições públicas e privadas que lutam por esta causa. “Como exemplo, cito renomados médicos no Distrito Federal, como o pneumologista Celso Antônio Rodrigues da Silva, o Dr. Carlos Alberto de Assis Viegas, a Dra. Eliane de Fátima Duarte e Paula Johns, entre tantos que fazem a diferença neste trabalho incansável”.
Segundo estatísticas, o consumo do tabaco e seus derivados matam milhões de indivíduos a cada ano. Estima-se em oito bilhões as mortes atribuídas ao tabaco para 2030, caso nenhuma ação efetiva de controle do tabaco seja implementada. 
A notícia boa é que no Brasil, como resultado de importantes ações de controle do tabaco já desenvolvidas, a prevalência de tabagismo vem diminuindo ao longo dos anos. Em 1989, o percentual de fumantes de 18 anos, ou mais, era de 34,8%. Em 2013, o percentual na mesma faixa etária caiu para 14,7%.
“Os números são animadores, mas precisamos de reforçar as ações contra o tabagismo, em nome da saúde da nossa população e para que os não fumantes não sejam fumantes passivos”, alerta Celina Leão.
Para tanto a parlamentar defende a necessidade de serem implantadas mais campanhas de forma que os fumantes valorizem a vida e a saúde para que se afastem do tabaco e possam viver em um mundo melhor, com ar puro e longe de doenças trazidas pelo tabagismo.

Ascom da deputada Celina Leão