A ação ocorreu na faixa de pedestres em frente à Escola de Música de Brasília 
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) inaugurou, nesta quarta-feira (8), a faixa de pedestres com as formas do teclado de um piano, instalada em frente a Escola de Música de Brasília (EMB). Alunos e professores da Escola tocaram clássicos da MPB em saudação ao novo símbolo de respeito ao pedestre brasiliense. 
A inauguração contou também com a participação de artistas vestidos em trajes pretos e brancos e com os rostos pintados da mesma cor, simbolizando os tons do teclado. Quando o semáforo fechava para os veículos, eles se deslocavam até o centro do piano-faixa e faziam coreografias mostrando os sinais vitais para a travessia na faixa.
Todos os pedestres que atravessavam a faixa corretamente eram aplaudidos pelos artistas em sinal de aprovação e de incentivo às atitudes positivas no trânsito. Enquanto isso, promotores de campanhas educativas do Detran distribuíam materiais informativos para quem passava pelo local.  
Como surgiu a idéia 

A ideia da piano-faixa partiu do professor de música Danilo Chaib, que sonhava com uma sinalização indicando que a travessia naquele local dava acesso à Escola de Música de Brasília. Foi então que surgiu o projeto piano-faixa. De acordo com a diretora da EMB, Edilene Abreu, a percepção da população foi imediata em relação a única faixa diferente de Brasília. 
Segundo relatou Edilene, desde a pintura da faixa foram evidenciadas duas situações. “A primeira é sentimental. As pessoas passam pela faixa com um sorriso no rosto e com alegria, quer seja conduzindo veículo ou a pé. A segunda é intencional. O pedestre tem consciência de que o próximo passo a ser dado será na Escola de Música de Brasília, que é uma escola pública de qualidade”, afirmou.  

Repercussão nas redes sociais
Logo após a inauguração da piano-faixa, a resposta dos internautas brasilienses foi imediata. Milhares de likes e centenas de compartilhamentos foram feitos em apenas algumas horas após a publicação nas redes sociais. Brasília é referência nacional quando o assunto é respeito à faixa de pedestres e a piano-faixa uniu, de forma criativa, o trânsito com a arte e acabou se tornando o mais novo símbolo de civilidade dos cidadãos de Brasília.
Assessoria de Comunicação
Departamento de Trânsito do Distrito Federal
3343-5224/5225; facebook.com/detrandf
http://www.detran.df.gov.br/