O proprietário que deixar de licenciar o veículo está sujeito a uma multa gravíssima e 7 pontos na CNH
A menos de três meses para o início da cobrança do licenciamento de 2016, apenas 46,6% dos veículos em circulação no Distrito Federal estão licenciados. Isso equivale a um total de 768.418 veículos regularizados, para uma frota em circulação de 1.648.070 unidades.
Mais da metade de frota do DF, 53,4%, ainda não está portando o documento de 2016, embora já tenha vencido a parcela do licenciamento dos veículos. A cobrança do documento de porte obrigatório começa no dia 1º de outubro.
O proprietário que deixar de licenciar o veículo está sujeito a uma multa gravíssima de R$ 191,54, sete pontos na carteira e apreensão do veículo. O Detran lembra ainda que, a partir de 4 de novembro, a multa será de R$ 293,47, conforme a Lei 9.503, da Presidência da República, alterando o Código Nacional de Trânsito.
Regularização
Para receber o CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo), o proprietário deverá quitar o IPVA (imposto cobrado pela Secretaria de Fazenda), o DPVAT (seguro obrigatório recolhido pela Seguradora Líder-DPVAT), a taxa de Licenciamento (do Detran) e as multas pendentes.
O proprietário que quitou todos os débitos e não recebeu o documento do veículo em casa deverá verificar no site do Detran www.detran.df.gov.br, no campo veículos, se existe alguma pendência. Caso constate algum débito, o boleto poderá ser impresso por meio do próprio site do órgão.
O Detran alerta aos usuários que evitem deixar para a última semana de setembro a regularização do veículo, pois o volume de atendimento dobra, provocando maior tempo de espera. No ano passado, na véspera do início da fiscalização o Detran chegou a registrar 12 mil atendimentos ao dia, quando o normal fica em torno de 6 mil.
Segundo dados do sistema Detran, 96,1% dos veículos cadastrados no DF pertencem a particular, 2,42% são de aluguel, 1,27% se referem a carros oficiais e 0,19% são veículos utilizados para aprendizagem, experiências, corpo diplomático, missão diplomática, entre outros.
Assessoria de Comunicação
Departamento de Trânsito do Distrito Federal
3343-5224/5225