O líder do Democratas, Ronaldo Caiado, é o único senador goiano entre os parlamentares mais influentes do Congresso na avaliação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), que divulgou nesta quarta-feira a 23ª edição da Lista dos “Cabeças” do parlamento. Esta é a 17ª vez consecutiva que Caiado integra a seleção do DIAP dos melhores deputados e senadores. No estado de Goiás, apenas o líder democrata e o deputado Jovair Arantes (PTB) fazem parte da lista. Além de Ronaldo Caiado, outros cinco deputados do Democratas (Rodrigo Maia, Efraim Filho, José Carlos Aleluia, Onyx Lorenzoni, e Pauderney Avelino), além do senador e presidente nacional do partido, José Agripino, estão entre os 100 parlamentares que comando o processo decisório no Congresso.
“Eu quero dividir com todo povo goiano, aqueles que acreditaram em mim, que me conduziram para o Senado Federal e me deram a oportunidade de hoje poder dividir a alegria de estar no 17º ano reconhecido entre os 100 ‘Cabeças’ do Congresso Nacional. Muito obrigado a todo povo querido de Goiás. É um momento de alegria, de orgulho para mim”, disse Caiado.
Em sua experiência no Senado Federal, Caiado tem se destacado por participar de importantes debates e apresentar e se articular pela aprovação de projetos relevantes. Uma dessas propostas de autoria do senador é a PEC 123/2015 que suspende a criação e aumento de impostos por quatro anos. O parlamentar ainda teve aprovado na Comissão de Transparência e Governança Pública o Projeto 62/2016 que torna obrigatória a divulgação na internet dos gastos pessoais realizados pela presidência da República e despesas da administração pública direta de qualquer dos três Poderes da União realizadas por meio de cartões corporativos. Caiado também é um dos senadores mais atuantes no processo de impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff.
Saiba mais
Na definição do DIAP, os parlamentares mais influentes do Congresso são os que conseguem se diferenciar dos demais pela capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão. Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso, 62 são deputados e 38 são senadores.
Perfil
Senador da República pelo estado de Goiás, Ronaldo Caiado foi deputado federal por cinco mandatos; médico ortopedista e especialista na área de cirurgia da coluna vertebral e produtor rural. Fundador da União Democrática Ruralista (UDR). Representa os interesses do Estado de Goiás, dos profissionais da área da saúde, dos produtores 
Matéria: Assessoria Liderança Democratas Senado
Foto: Sidney Lins Jr