Quase 12 mil licenciamentos de 2016 foram devolvidos pelas agências dos Correios

O Detran-DF informa aos condutores do Distrito Federal que já despachou pelos Correios todos os CRLVs (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) daqueles que quitaram, em dia, as taxas e impostos do seu veículo, relativos a 2016 (IPVA, DPVAT, Licenciamento e multas vencidas).
Quem quitou todas as parcelas e não recebeu o documento, deverá se informar junto à Central de Atendimento do Detran, 154, ou acessar o site www.detran.df.gov.br para verificar se existe alguma pendência. Também poderá procurar um posto de atendimento mais próximo de sua casa para a retirada do documento.
Documentos devolvidos
A preocupação do Detran se justifica pelo fato de mais da metade dos veículos estarem sem licenciamento, ou seja, 829.022 da frota de 1.651.194 veículos. Aliado a isso, está a grande quantidade de documentos devolvidos pelos Correios. Até o momento, 11.723 documentos voltaram. Somente no Detran de Taguatinga foram devolvidos mais de três mil CRLVs de 2016. É importante que os proprietários de veículos atualizem seus endereços e procurem se informar sobre o motivo de ainda não ter recebido o documento deste ano.
O alerta do Detran é para que os proprietários de veículos com débitos já quitados  não deixem para resolver a situação na última hora, evitando filas e longos períodos de espera, como ocorre sempre na última semana de setembro, quando parte dos condutores deixam para quitar seus débitos atrasados, visando prevenir-se contra a fiscalização do CLRV que se inicia no dia 1º de outubro.

A partir dessa data, o proprietário que for pego sem o licenciamento de 2016 está sujeito a uma multa gravíssima de R$ 191,54, sete pontos na carteira e apreensão do veículo. O Detran lembra ainda que, a partir de 4 de novembro, a multa será de R$ 293,47, conforme a Lei 9.503, da Presidência da República, alterando o Código Nacional de Trânsito.
Balanço:
CRLV devolvidos pelos Correios: 11.723 documentos
Veículos não licenciados até o momento: 829.022 veículos
Frota de veículos do DF: 1.651.194 veículos