Conheça quais são as principais causas e os tratamentos inovadores
 Rugas são linhas e depressões que se formam com o envelhecimento da pele. Ao longo dos anos, ocorrem pequenas dobras por conta da força da musculatura e dos movimentos dos músculos da mímica facial. Essas dobras, no decorrer do tempo e, quando expostas aos efeitos solares, podem se tornar definitivas, profundas e apresentarem alterações na qualidade das camadas da epiderme e derme.
 As linhas de expressão surgem na região periocular, em volta dos olhos, também chamadas popularmente de “pés de galinha”, em volta dos lábios e na testa. A principal causa é a predisposição genética, ou seja, em algumas pessoas surgem rugas com maior facilidade que em outras. A Dra. Ana Regina Trávolo, médica dermatologista, explica que existem também alguns fatores externos que provocam o surgimento das rugas, como a exposição solar e o tabagismo. “Ambos levam a uma fragmentação das fibras elásticas e do colágeno, aumentando a formação de rugas. Existem também as chamadas rugas dinâmicas, que ocorrem devido à movimentação muscular repetitiva no decorrer dos anos, como as da região frontal e na região periocular”, observa a médica.

 As rugas dinâmicas podem ser tratadas com a Toxina Botulínica (Botox), uma vez que o relaxamento intermitente da musculatura da área afetada leva a uma atenuação progressiva e previne a formação de novas rugas. Já as rugas estáticas podem ser atenuadas com procedimentos que estimulam a formação de novo colágeno na pele e melhorem a sua textura. Com esse objetivo, os tratamentos mais utilizados são os lasers, como o já consagrado Laser de CO2 (Dual Deep) e, mais recentemente, o Laser Fotona 4 D. Este último apresenta 4 passos de tratamento, no qual são utilizados comprimentos de onda (modos Piano e Frac3) que aquecem a pele na sua profundidade, diminuindo a flacidez, melhorando a textura da pele e estimulando a formação de novo colágeno na região labial e perilabial, através da aplicação do laser dentro da cavidade bucal (erbium smooth).
 Ainda podem ser associados os preenchimentos cutâneos para ajudar na correção das rugas e da flacidez. Contamos hoje com produtos que possuem alta capacidade de estímulo de colágeno, como o ácido polilático (Sculptra) e preenchedores que aplicados em regiões específicas realizam uma verdadeira ancoragem da pele, os chamados pontos MD Codes.
 A Dra. Ana Regina Trávolo orienta, também, que as peles negras e com maior oleosidade costumam formar menos rugas que as secas e as brancas. As peles negras são menos suscetíveis às ações nocivas dos raios solares. Todavia, essas pessoas precisam ter cuidados com a exposição solar.
 Corpo Clínico
Dra. Ana Regina Franchi Trávolo – Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); membro titular da SBD; membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica – SBCD; membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia; membro da International Association of Aesthetic Medicine; graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP e fellow em Dermatologia e Laser pelo Hospital Ramon Cajal, na Espanha.
Dr. Luciano Ferreira Morgado – Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); membro titular da SBD; membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica – SBCD; membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia; membro da International Association of Aesthetic Medicine; pós-graduado em Cirurgia Dermatológica, Laser e Dermatologia Estética pela FM-ABC São Paulo; graduado em Medicina pela UnB e mestre em Terapia Fotodinâmica com Nanotecnologia pela Universidade de Brasília.
 Serviço:
Monte Parnaso – Cuidados à flor da pele
Centro Médico Júlio Adnet, SEPS 709/909, Bloco A, Clínica 9, 1° subsolo.
Contato: (61) 3263-0833 / 3263-0834
www.monteparnaso.com.br
Siga também os perfis nas redes sociais.