O Santuário de Fátima promove hoje a quarta visita temática à exposição “Terra e Céu-Peregrinos e Santos de Fátima” no Convivium de Santo Agostinho, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade.
De acordo com a Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, a visita temática vai ser orientada pelo teólogo Pedro Valinho Gomes e a Servita de Nossa Senhora Teresa Mendes e “está centrada no tema do lava-pés com o título ‘Os pés dos peregrinos e as mãos que deles cuidam’”.
A visita temática, que vai decorrer a partir das 21h15 desta quarta-feira, “visa uma abordagem ao conceito e simbologia do lava-pés bem como à forma como é vivido no Santuário de Fátima”, acrescenta o comunicado da Sala de Imprensa.
Para Pedro Valinho Gomes “a narrativa do lava-pés representa uma das mais belas páginas do Evangelho de João e simultaneamente uma das mais surpreendentes”.
“Que, a meio da ceia, Jesus se levante, se dispa e lave os pés dos seus discípulos não pode deixar de nos surpreender, como aliás surpreendeu o próprio Pedro”, refere o teólogo em declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima.
“Este ‘escândalo’ ajuda-nos a compreender que, quando Jesus pede que a Igreja repita este gesto profético, tem a intenção de revelar algo mais do que simplesmente a instrução de lavar os pés uns aos outros”, referiu.
Para Pedro Valinhos, o lava-pés tem uma “especial importância” em Fátima uma vez que “os peregrinos, que alimentam o seu caminhar com a esperança da promessa de Deus, são acolhidos com este mesmo gesto do lava-pés”.
“É a Igreja que aqui cumpre o mandato do Cristo: uma Igreja que se despe para acolher o outro e, nesse gesto de amor, ser sinal visível do dom da comunhão e da hospitalidade”, acrescenta.
“Os pés dos peregrinos, que carregam as feridas e o cansaço de um caminho animado pela urgência da promessa, encontram-se com as mãos dos que os acolhem respondendo ao imperativo do Cristo: «como eu fiz, fazei também». Tocamos assim a essência do discipulado cristão”, concluiu Pedro Valinhos.
O Santuário de Fátima informa também que as próximas visitas á exposição “Terra e Céu-Peregrinos e Santos de Fátima” realizam-se a 7 de setembro, centrada na “Fama de Santidade: registos biográficos inscritos nos caminhos de Fátima”, e a 5 de outubro, quando obras vão ser explicadas pelos seus autores.
Fonte: Ag-Ecclesia Santarém