Maior goleador do país, Hakan Sükür, está exilado com a família no exterior A Turquia ordenou a captura do ex-jogador de futebol Hakan Sükür como parte das prisões anunciadas após a tentativa de golpe de Estado que ocorreu no mês passado contra o presidente Recep Tayyip Erdogan. Segundo informações divulgadas nesta sexta (12) pela AFP, a procuradoria do país afirma que o ex-atacante da seleção nacional faz parte de um "grupo terrorista armado" que teria relação com o pregrador muçulmano Fethullah Gülen -- apontado pelo governo como idealizador do golpe.
O ex-jogador deixou o país no ano passado, com a família, após se tornar alvo de ação judicial por supostos insultos contra Erdogan. Uma ordem de prisão também foi emitida contra o pai do atleta, Selmt Selmt Sükür.
Em 2011, Hakan Sükür foi eleito deputado pelo Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), o mesmo do atual presidente turco. Ele deixou a legenda dois anos depois, quando Erdogan rompeu com o pregador Gülen, que atualmente está exilado nos EUA.Desde a tentativa de golpe, cerca de 16 mil pessoas foram detidas e acusadas formalmente e 6 mil seguem em prisão provisória. fonte: Bbc nwes