Iniciativa publicará as 100 melhores redações no livro Jovem Escritor – Cultura e Mudança Social e faz parte da programação da 2ª Semana da Comunicação Gráfica do DF, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Após o sucesso da primeira edição, o Concurso Jovem Escritor traz novidades este ano. A iniciativa, promovida pelo Sindicato das Indústrias Gráficas do DF (Sindigraf-DF), ampliou-se e envolveu todos os estudantes que participaram do Simulado DF 2016, prova aplicada pela Secretaria de Educação do DF e parceiros como preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As 100 redações que melhor atenderam o edital serão publicadas no livro Jovem Escritor – Cultura e Mudança Social.
“Intensificar a parceria com a Secretaria de Estado de Educação foi muito importante pois estamos conseguindo proporcionar a um número de estudantes exponencialmente maior que a edição anterior a oportunidade de aprimorarem seu vocabulário, ter sua redação publicada e serem premiados, ressalta Pedro Henrique Verano, presidente do Sindigraf-DF.
Cerca de 22 mil estudantes - de escolas públicas, particulares, militares e da Rede SESI de Educação do Distrito Federal – participaram concomitantemente do simulado e do concurso. Para a seleção do Concurso Jovem Escritor, as redações foram julgadas pela Secretaria de Educação, pelos mesmos critérios da Matriz de Referência da redação do Enem, em parceria com a UnB, Uniceub, Iesb, UDF, Faciplac e Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino - Sinep.
Após este trabalho, 100 redações foram selecionadas para compor o livro Jovem Escritor – Cultura e Mudança Social. Os dez estudantes destaques serão premiados com um vale-compra de R$ 500,00 em livros. As escolas destaques também serão contempladas com o Curso de Formação de Jovens Empreendedores em parceria do Sebrae-DF /Sindigraf-DF. Todas as escolas participantes receberão o livro através da Secretaria de Estado de Educação.
Assim, de acordo com Verano, “além do reconhecimento às excelentes redações produzidas, o concurso estimula o desenvolvimento de consciência crítica, cidadania, incentivo à leitura, aprimoramento da escrita e preparo para avaliação do Enem”.
Para o secretário de Educação, Júlio Gregório Filho, estimular a prática da escrita é fundamental para a formação do cidadão. "Fizemos total questão de incluir a prova de redação no Simulado para que o estudante já desenvolva o hábito de expressar os pensamentos e as ideias não somente para atender uma exigência da prova, mas como incentivo ao costume", observa.
O resultado será anunciado no dia 19 de outubro, às 14h, na cerimônia de premiação realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O evento que faz parte da 2ª Semana de Comunicação Gráfica do DF, contará com apresentação musical e palestra do jornalista, ator, músico e humorista Rafael Cortez, cuja trajetória é marcada por sua participação como repórter no programa CQC, que já foi ao ar pela Band, e como apresentador do Vídeo Show, na Globo.
Semana de Comunicação Gráfica -  A segunda edição da Semana de Comunicação Gráfica do DF celebra os 45 anos do Sindicato das Indústrias Gráficas do Distrito Federal (Sindigraf-DF), de 18 a 20 de outubro, com programação marcada por palestras, pelo Concurso Jovem Escritor e pelo Prêmio de Excelência Gráfica Jorge Salim. As atividades ocorrerão em três locais diferentes: na sede do Sindigraf-DF, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e no Salão de Eventos Lake View do Clube Asseb.
As palestras - todas gratuitas - serão voltadas para temas relacionados aos atuais desafios da indústria gráfica, perspectivas do setor para os próximos anos, além de temas como empreendedorismo, inovação, motivação, dentro outros.
SERVIÇO: 

O que:  2ª Semana da Comunicação Gráfica do DF
Quando: De 18 a 20 de outubro de 2016
Onde: Auditório do Sindigraf-DF (Lançamento da Semana), Centro de Convenções Ulysses Guimarães (Concurso Jovem Escritor) e Salão de Eventos do Clube Asseb (Prêmio Jorge Salim) (Setor de Clube Sul – Trecho 2, Conjunto 1, Lote 10)
Classificação Indicativa: Livre
Quem promove: Sindicato das Indústrias Gráficas do DF - Sindigraf-DF
Quem patrocina: Fibra, Abigraf-DF, Sebrae-DF, Banco do Brasil, Sicoob Empresarial, Heidelberg, KGP grafics, Suzano Papel e Celulose e Capital Recicláveis.
Quanto custa: Lançamento da Semana e Prêmio Jorge Salim (para convidados); Concurso Jovem Escritor (para alunos e convidados); Cursos e Palestras (gratuito)
Informações:  (61) 3344-3733 / 3344-3733 /   http://www.sindigrafdf.org.br

Sobre o Sindigraf/DF – A indústria gráfica está presente no DF desde 1956 e o Sindicato das Indústrias Gráficas do Distrito Federal (Sindigraf/DF) surgiu, em 1971, com o objetivo de organização do setor gráfico no Distrito Federal – presente desde esse momento promovendo o desenvolvimento do setor. Hoje, a entidade representa mais de 500 empresas que geram cerca de 12.500 empregos diretos e indiretos, posicionando o segmento dentre os que mais empregam no DF. Um dos maiores, dos mais avançados e dos que mais investem em tecnologia do país, o setor movimenta mais de R$ 500 milhões por ano, considerando faturamento e investimentos diretos em máquinas e equipamentos.
A indústria gráfica do DF concorre com empresas de todo o Brasil e comprova a sua força pela qualidade de seus produtos/serviços, localização privilegiada - facilitando a distribuição – e soluções alinhadas ao mercado (híbridas, customizadas e de valor agregado). 
ASSESSORIA DE IMPRENSA - SINDIGRAF/DF
Proativa Comunicação