Resultado de imagem para Limpador de parabrisasPeças devem ser substituídas pelo menos uma vez por ano. Em caso de desgaste natural,a troca tem de ser antecipada 
O início da Primavera está sendo marcado pelo retorno da tão esperada chuva no DF. No trânsito, todo cuidado é pouco em se tratando da visibilidade dos motoristas nas principais vias. Para dirigir com segurança nos dias chuvosos, as palhetas e os limpadores devem passar obrigatoriamente por troca periódica.
A orientação do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Distrito Federal (Sincodiv-DF) é para que seja realizada uma inspeção visual cuidadosa da peça, tal procedimento identifica problemas de ressecamento, fissuras, torções ou rasgos na borracha.
“Na hora do imprevisto, aquela inspeção não realizada por falta de agenda volta como prejuízo para o motorista. Isso porque dirigir é conviver o tempo todo com eventualidades. As palhetas e os limpadores, por exemplo, precisam estar em dia para uma direção segura na chuva, eles começam a dar sinais de que precisam ser trocados pelo excesso de barulho e os riscos no vidro”, orienta Hélio Aveiro, diretor do Sincodiv-DF.   
Cuidados com o limpador de parabrisa:
1. A palheta do limpador, que é a parte com borracha e que efetivamente limpa o vidro, deve ser trocada no máximo uma vez por ano. Se o uso for mais frequente, é necessário observar sua efetividade e providenciar uma substituição antecipada;
2. A temperatura, o sol, os materiais ácidos ou alcalinos presentes na água, e a própria sujeira, provocam o ressecamento da borracha, mesmo que não seja usada com frequência;
3. Na limpeza do veículo, o indicado é usar pano umedecido com produtos neutros. Nunca aplicar álcool ou querosene;
4. Ao iniciar o uso da palheta, esguichar um pouco de água no vidro, para ajudar na limpeza da sujeira que estava acumulada e evitar fissuras. 
Sobre o SINCODIV-DF - Filiado à Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do DF (SINCODIV-DF) conta com 60 associados totalizando 136 concessionárias. A entidade é responsável pela pesquisa mensal sobre emplacamentos de veículos no DF.
ASSESSORIA DE IMPRENSA – SINCODIV/DF
Proativa Comunicação
Contato: Nayara Sousa (61 9 9234-3080) / Flávio Resende (61 9 9216-9188)
Tel.: (61) 3242-9058