Resultado de imagem para bela gil com filhoÉ natural que nos primeiros dias de amamentação a mulher se depare com desafios e dificuldades. Além da inexperiência, comum nos casos de mamães de primeira viagem, o fato de o bico não estar preparado e a mama muito cheia contribuem para que o bebê pegue o seio de forma errada e, assim, machuque.
Bela Gil, assim como tantas outras mulheres, passou por esse problema. Mas, não se desesperou e adotou a regrinha indicada pelos especialistas para tratar as mamas rachadas.
A culinarista contou que desde o nascimento de Nino, seu segundo filho, estava sofrendo com dores na mama. A solução que encontrou para o problema foi tirar o excesso de leite com a ajuda de uma bombinha antes da mamada e tomar sol duas vezes ao dia por 20 minutos. "Depois de dois dias fazendo isso, as dores foram embora. Agora, é só usufruir da doce delicia que é dar de mamar", escreveu.
Causas
Embora o processo seja difícil, a maior causa das dores oriundas de fissuras e das úlceras nos seios é a pega errada do bebê.
Como solucionar o problema
Portanto, é acertando na pega que a amamentação pode ser tornar um processo mais fácil e prazeroso. Mas, para isso é preciso alguns cuidados.
Amaciar o bico
O primeiro deles é, antes de todas as mamadas, amaciar o bico. De acordo com Luciana Herrero, pediatra especialista internacional em amamentação, se a região estiver rígida, o bebê não consegue abocanhá-la totalmente, fator que intensifica os ferimentos. "Com o dedo polegar e o indicador, a mãe deve massagear a região até que ela fique mais molinha", orienta.
Diminuir o tamanho do peito
Depois, é importante que a mama esteja "abocanhável". É por isso que, caso ela esteja muito cheia, é importante fazer uma ordenham manual antes de colocar o bebê. "Com a própria mão, ela retira um pouco de leite até que o peite fique mais mole e dê para colocar toda a aréola na boca do bebê", ensina a pediatra. O leite extraído pode ser descartado ou congelado para doações para bancos de leite ou mamadas futuras, como fez Bela Gil.
Acertar na pegada
"Bela Gil on Instagram “E meu quase nada... virou um melão! Agora é só alegria, mas até ontem era mta dor no peito e no bico do peito por causa da grande produção de leite e por causa da pega do Nino que não estava perfeita. Solução que me salvou: tirar o excesso com a bombinha (e congelar o leite) e tomar banho de sol (20 minutos, 2 vezes por dia). Depois de 2 dias fazendo isso as dores foram embora. Agora é só usufruir da doce delicia que é dar de mamar! Quem puder proporcionar ao seu filho, ou ao filho dos outros (troquei o mãe de leite por doadoras de leite) essa perfeição da natureza, estará fazendo um grande bem as nossas crianças."segundo um postagem no seu instagram Por último, é imprescindível colocar o bebê de maneira correta no seio. Para acertar, a mãe precisa garantir que o pequeno esteja pressionando toda a aréola, e não apenas o bico. "A boca do bebê abocanha a aréola e o bico fica no fundo do céu da boca, naquela parte mais molinha", explica. Além de não machucar, a posição ainda estimula os ductos de leite, responsáveis pela saída do alimento.
Tratamento para seios rachados
Caso a mama já esteja machucada, a recomendação da pediatra é esquecer pomadas e bicos de silicone, itens que deixam a pele da região ainda mais fina e atrapalham a continuidade da amamentação.
O corpo precisa de tempo para se recuperar e, por isso, o ideal é passar o próprio leite no machucado e ficar o maior tempo possível sem sutiã para que as fissuras fechem mais rapidamente. O banho de sol, solução também adotada por Bela Gil, ainda é recomendado para acelerar a cicatrização. "Pega correta, leite materno, banho de sol, paciência e descanso são os segredos para acabar com as fissuras e as dores", finaliza a pediatra.
Relato de amamentação: "Foi desesperador. Saiu um pedaço do mamilo", contou famosa
pttps://www.instagram.com/p/BGVBOgGpoVF/https://www.instagram.com/p/BGVBOgGpoVF/