A taxa valerá para o período de 1º de outubro a 31 de dezembro de 2016. A TJLP é fixada no final de cada trimestre pelo CMN, que decide o percentual que valerá nos três meses seguintes.
A TJLP ficou em 5% ao ano durante os anos de 2013 e 2014 e foi elevada gradualmente durante o ano de 2015, como parte do ajuste fiscal do governo federal, que pretendeu reduzir os gastos do Tesouro Nacional com subsídios a financiamentos feitos por meio do BNDES.

A taxa valerá para o período de 1º de outubro a 31 de dezembro de 2016,a taxa de juros que serve de referências para os empréstimos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) foi mantida em 7,5% ao ano pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) nesta quinta-feira (29). A TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) está nesse patamar desde o início de 2016.
O CMN é formado pelo Banco Central e pelos ministérios da Fazenda e do Planejamento. A TJLP é calculada a partir de dois parâmetros, a meta de inflação e o prêmio de risco. Com informações da Folhapress