Fenômeno pode ocorrer entre as 18 horas desta quarta-feira (7) e as 10 horas de amanhã (8). Defesa Civil orienta sobre prevenção de perigos

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para a aproximação de uma tempestade que deve atingir Brasília entre as 18 horas desta quarta (7) e as 10 horas desta quinta-feira (8). O tipo de fenômeno e os locais a serem atingidos não puderam ser especificados pelo instituto, portanto, o alerta vale para toda a população.

Para prevenir os brasilienses de perigos durante a tempestade, a Defesa Civil dá uma série de orientações. Em caso de ventos fortes ou destelhamentos, as pessoas devem evitar sair às ruas, porque detritos podem causar ferimentos, e evitar estacionar veículos próximo a árvores, uma vez que as correntes de ar são capazes de provocar quedas.
Se houver relâmpagos, a indicação é procurar abrigo e não ficar embaixo de árvores ou em ambientes descobertos. No caso de alagamentos em áreas sem sistema de escoamento de águas pluviais, o cidadão deve desligar o disjuntor e todas as fontes de energia elétrica da residência.
A primeira ligação a ser feita em situações de emergência é para o Corpo de Bombeiros Militar, pela central 193. A Defesa Civil é ativada para ações de ajuda humanitária.
VINÍCIUS BRANDÃO, DA AGÊNCIA BRASÍLIA
EDIÇÃO: MARINA MERCANTE