Departamento recebe, em média, 12 pedidos mensais de análise de casos de clonagem
 Marcadas, a Unidade de Motociclistas Operacionais de Trânsito (Umop) do Detran, localizou, na Ponte JK, um Ford Focus de São Paulo com placa clonada. O veículo já era monitoramento pelo Detran, pois o proprietário do automóvel original havia comunicado a suspeita de clone, em razão do recebimento de multas referente a infrações cometidas no DF.
  As equipes levaram o Ford Focus para o depósito do Detran para a realização de vistoria técnica, que confirmou a clonagem. O veículo será encaminhado para a 5° Delegacia de Polícia. O Detran recebe, em média, por mês, 12 pedidos de análise de casos de clonagem. A fiscalização de trânsito tem acompanhado as denúncias para promover a retirada de circulação desses veículos.
 Combate à clonagem
A partir de janeiro, será obrigatória, no DF, a inserção do Código Bidimensional (QR Code) nas placas de identificação de veículos. A medida passa a valer para as placas fabricadas a partir de 1° de janeiro e tem o objetivo de trazer mais segurança e controle junto aos fabricantes de placas e evitar a clonagem de veículos.
 Com a colocação do QR Code nas placas dianteira e traseira, no qual estará gravado informações de segurança relativas à origem e destinação, o Detran criará um sistema de rastreamento, ou seja, será possível ter acesso a esses dados durante a fiscalização de trânsito. O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) também receberá a numeração de segurança, conforme já ocorre com o número do lacre. 
Assessoria de Comunicação
Departamento de Trânsito do Distrito Federal