Moradores de Samambaia estão cansados de esperar pela entrega das novas creches. As unidades das quadras 409 e 609 estão prontas para a inauguração,
mas a população terá de aguardar. De acordo com a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE-DF), as instituições de ensino só serão abertas em fevereiro de 2017. A ausência do serviço prejudica a comunidade.
Mãe de dois filhos de 6 e 12 anos, Eloá Medeiros é uma das pessoas que necessitam de creche pública. “Estamos esperando desde o início do ano e o governador só enrola. Enquanto isso, meus meninos ficam na casa de conhecidos, porque moro sozinha e preciso trabalhar”, diz a diarista de 34 anos. A moradora relata que já precisou levar os filhos para o trabalho. “Eu não sabia se dava atenção para eles ou para o serviço”, relembra.
O atraso afeta também Jaciara da Costa Nunes, que precisa deixar a filha de dois anos com a mãe. “Eu moro em Samambaia Norte e ela na Sul, tenho que acordar minha bebê antes das 7h e sair com ela no vento. Se a gente já tivesse uma creche, esse seria um problema a menos”, diz a professora de informática. “Dou aula o dia inteiro, mas tenho minha mãe, e as pessoas que não têm ninguém?!”, reflete.
O problema também é presente na vida de Sebastião Miguel Souto, aposentado de 67 anos. Ele cuida dos quatro netos de segunda a sábado. “A mãe deixa as crianças comigo porque ela trabalha na rua, e fica difícil levar as meninas. Essa creche ajudaria muito, principalmente se tiver vaga para toda a comunidade. Caso contrário, nem precisa inaugurar”, defende.
Segundo a Secretaria de Educação, as creches em Samambaia Norte ficaram prontas em setembro e outubro, respectivamente. O órgão assegura que as unidades estão com processo de chamada pública para definir as gestoras que irão assumir cada uma das instituições. fonte:rosana.jesus@jornaldebrasilia.com.br