Uma das grandes tradições ligadas à virada do ano é a de definir as famosas resoluções de Ano Novo. Apesar do otimismo, 92% dos brasileiros admitem já estar acostumados com aquela sensação desagradável de frustração que chega em meados de dezembro. Para lembrar que é possível alcançar resultados melhores em 2017, o master coach e palestrante nº de Brasília, Raphael Costa, dá dez dicas para definir metas e objetivos, e aumentar seu nível de produtividade pessoal e profissional. 

Dica Nº 1: Descubra o seu objetivo pessoal. Não construa seus objetivos a partir do que outros pensam e falam, desenvolva a sua visão de futuro com base nas suas escolhas pessoais.

Dica Nº 2: Transforme sua visão de futuro pessoal em um objetivo extremamente bem definido. O cérebro só consegue ser estimulado com informações claras. Por exemplo, ao invés de estabelecer: "Quero Crescer profissionalmente", diga: "Quero ocupar o cargo de diretor operacional no setor de logística da empresa X". Quanto mais específico for o objetivo, mais fácil será realizá-lo.

Dica Nº 3: Trace metas para o seu objetivo. A diferença entre meta e objetivo é que a meta é um mini objetivo, algo factível e que, uma vez atingida, deixa você mais perto do seu objetivo. Metas são passos de curto prazo que o fazem avançar e observar o desenvolvimento do seu objetivo diariamente.

Dica Nº 4: Defina uma forma de medir o progresso dos seus objetivos e metas. Não espere um ou mais meses para avaliar o seu desempenho. Mensure seu progresso de forma sistemática, permitindo ajustes. Você pode fazer avaliações diárias, semanais e mensais. Para maximizar as medições, faça uma distribuição do objetivo ao longo do tempo. Por exemplo, já que meu objetivo é “x”, por semana, preciso ter feito “y” ou, por mês, devo ter atingido “x”. Faça a distribuição dos indicadores de mensuração de acordo com a realidade do seu objetivo.

Dica Nº 5: Faça uma dieta pobre de informações. Diz-se que o maior "demônio" dos dias atuais é a distração e o excesso de informação, principalmente por conta das redes sociais. Faça uma seleção do que será apresentado a sua mente e alimente-se do mínimo possível de informações. Isso aumentará sua produtividade.

Dica Nº 6: Busque relacionar-se com pessoas que já estão onde você deseja chegar. Crie relacionamentos com elas. Não basta estar próximo dessas pessoas, é preciso ser uma delas e parecer-se com elas. Interaja com essas pessoas, descubra como pensam, que valores possuem e quais habilidades desenvolveram. Você precisa ser a pessoa na qual deseja se tornar, antes mesmo de atingir os resultados que espera.

Dica Nº 7: Submeta-se a um plano de melhorias. Não basta apenas estar próximo de pessoas que te inspiram. Elas estão na posição que ocupam hoje porque desenvolveram capacidades emocionais e comportamentais. É possível obter isso com a ajuda de um coach ou participando de cursos de coaching que colaboram para o seu desenvolvimento emocional. Em Brasília o maior e melhor curso de desenvolvimento pessoal é o “Imersão - Leis Emocionais do Sucesso”, uma imersão de três dias que desenvolve aspectos pessoais e interpessoais com ferramentas e técnicas. Esse seminário é oferecido pelo Instituto Brasileiro Master Coaching.

Dica Nº 8: Mantenha seu estado emocional em alta, mesmo que as coisas não estejam como gostaria. Essa é a sua maior fortaleza. Pesquisadores já comprovaram que as pessoas mais felizes são as que mais atingem sucesso, não o inverso. Ou seja, esteja no seu melhor estado todos os dias e isso ajudará você a alcançar um desempenho melhor. Mais pessoas desejarão estar próximas de você e sua pró-atividade diante de boas oportunidades aumentará.

Dica Nº 9: Leia! Não adquira dezenas de livros, mas busque leituras relacionadas ao seu objetivo. Os livros trazem uma chance de evolução descomunal. Você pode aprender com as histórias e experiências de outras pessoas. Com a leitura, o cérebro as assimila como se fossem suas, dando a você a segurança necessária para tomar melhores ações e decisões diante do seu objetivo.

Dica Nº 10: Diga não! À medida que avançar em suas metas, você começará a ser notado. Virão convites e oportunidades de diversas partes, mas, lembre-se do seu propósito e selecione as experiências que aproximarão você do que realmente quer.

E por que não uma dica extra? Faça do seu objetivo uma obsessão prazerosa. Imprima imagens relacionadas a ele e que apresentem os ganhos materiais e pessoais que você deseja alcançar. Mantenha-se em contato com esses estímulos, pelo menos semanalmente, e pense no propósito desse objetivo e no quanto ele também mudará, de forma positiva, a vida de outras pessoas.

Sobre o master coach Raphael Costa: Considerado hoje considerado a maior revelação em transformação humana, profissional e pessoal em Brasília. Estudioso em neurociência e inteligência emocional, tem mudado a vida de milhares de pessoas em poucos minutos. Fundador do Ibmaster (Instituto Brasileiro Master Coaching) e do seminário “Imersão Poder Emocional”, que já impactou mais de 1200 pessoas, já trabalhou com o Dr. Augusto Cury e outras celebridades como Dr. Rey e Padre Fábio de Melo. Mais informações:www.ibmastercoaching.com.br.