Ao menos 32 pessoas morreram nesta segunda-feira (16) na queda de um avião
de carga turco em uma área residencial próxima ao Aeroporto Internacional Manas, a 25 quilômetros de Bisqueque, capital do Quirguistão. Segundo o site da organização Aviation Safety Network, as vítimas são quatro tripulantes da aeronave e outras 28 pessoas que estavam em terra. entre elas, algumas crianças. Há informações de feridos, ao menos oito, que teriam sido internados em hospitais da capital.
O avião, um Boeing 747 da Turkish Airlines, caiu às 7h30 no horário local (23h30 no horário de Brasília) em uma área residencial, no bairro de Dacha-Suu, destruindo pelo menos 15 casas. Vindo de Hong Kong, na China, ele se preparava para fazer parada no aeroporto de Manas antes de seguir caminho rumo a Istambul, na Turquia. 

A administração do aeroporto informou que a visibilidade no momento do acidente era ruim, mas a causa da queda ainda será investigada.
Em seu perfil no Twitter, a Turkish Airlines manifestou seu pesar pelo ocorrido. "Nossas condolências às famílias daqueles que perderam a vida no trágico incidente envolvendo uma aeronave da ACT Airlines no Quirguistão", disse a empresa na rede social.
O Quirguistão é um país da Ásia Central, ex-integrante da antiga União Soviética, com pouco mais de 5 milhões de habitantes. Faz fronteira ao norte com o Cazaquistão, a oeste com o Uzbequistão, ao sul com o Tajiquistão e a noroeste com a China.
Fonte: agências internacionais