Pra aproveitar a folia consciente, é necessário haver responsabilidade com a exposição solar

É muito comum as pessoas se preocuparem com a fantasia e maquiagem para não perder o melhor do carnaval. Samba no pé e muita disposição todos precisam ter, além de cuidados com a pele diante da exposição solar por longos períodos. É importante ter cautela e proteção ao expor a face, colo e mãos, pois são áreas mais nobres. Os horários com maior incidência de raios ultravioleta são entre as 10h da manhã e 4h da tarde. 

A médica dermatologista, Ana Regina Trávolo, explica que quanto menor a exposição, melhor para não causar danos. Pessoas com pele mais clara têm mais risco pelo fato de terem menor quantidade de melanina, pigmento responsável pela proteção da pele contra a radiação UV. “Elas devem ficar mais atentas quanto à exposição solar e ao uso do protetor solar”, recomenda.

Mesmo com as fantasias marcantes e bastante coloridas, é fundamental o uso de proteção solar para evitar queimaduras e danos à pele. A aplicação deve ser feita pelo menos a cada duas horas com fator de proteção igual ou maior que 30. Pessoas já com manchas podem usar protetores com fator acima de 60. O consumo de água também se faz necessário para a hidratação da pele, pois o sol também causa ressecamento. Portanto, é importante a hidratação da pele para evitar esse ressecamento excessivo e a formação de fissuras ou áreas de irritação na pele, os chamados eczemas.

Maquiagem

Pós carnaval, depois de um dia intenso no sol e provavelmente na chuva, vem a hora de remover a maquiagem adequadamente para deixar a pele “respirar” durante o sono. Além do tradicional demaquilante, as loções dermatológicas de limpeza também podem ser utilizadas para a retirada da maquiagem, por serem mais suaves do que outros produtos ou alguns óleos utilizados. Após essa limpeza, o rosto pode ser lavado utilizando um sabonete suave e posteriormente aplicado o hidratante facial. “Dormir com resquícios de maquiagem pode causar envelhecimento precoce da pele, obstrução dos poros, gerando também o surgimento de cravos e espinhas”, completa a dermatologista.
Corpo Clínico

Dra. Ana Regina Franchi Trávolo – Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); membro titular da SBD; membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica – SBCD; membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia; membro da International Association of Aesthetic Medicine;graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP e fellow em Dermatologia e Laser pelo Hospital Ramon Cajal, na Espanha.
Dr. Luciano Ferreira Morgado – Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); membro titular da SBD; membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica – SBCD; membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia; membro da International Association of Aesthetic Medicine; pós-graduado em Cirurgia Dermatológica, Laser e Dermatologia Estética pela FM-ABC São Paulo; graduado em Medicina pela UnB e mestre em Terapia Fotodinâmica com Nanotecnologia pela Universidade de Brasília.

Serviço:
Monte Parnaso – Cuidados à flor da pele
Centro Médico Júlio Adnet, SEPS 709/909, Bloco A, Clínica 9, 1° subsolo.
Contato: (61) 3263-0833 / 3263-0834
Siga também os perfis nas redes sociais.