A deputada Celina Leão ingressou, nesta quinta-feira (2), com uma representação na Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão, do Ministério Público do DF (MPDFT), onde esteve com a procuradora Maria Rosynete de Oliveira Lima, a quem entregou o documento. O objetivo da ação protocolada por Celina Leão é de que o MPDFT adote providências com o intuito de suspender o aumento das passagens do transporte público do DF. 

“Queremos com isso a suspensão dos efeitos do Decreto Executivo 37.940/2016, que institui o aumento das tarifas do transporte público do DF”, garante a parlamentar. E completa: “o Executivo agiu de forma abusiva, arbitrária e excessiva quando propôs o aumento das passagens, afrontando diretamente o princípio da moralidade pública”.
Celina Leão tem defendido a melhoria no transporte público do DF e alerta que o povo de Brasília não pode esperar. Celina Leão reconhece que o transporte no DF é prioridade, tanto que foi uma das responsáveis pela instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte na Câmara Legislativa do DF (CLDF). 

Em diversos momentos apontou que a licitação do transporte público feita na gestão do ex-governador Agnelo Queiroz (PT) era viciada e dirigida para atender os interesses dos empresários e não da população do DF. E pediu a punição dos envolvidos. “Queremos uma licitação limpa, transparente, com ônibus novos e preços mais baratos. Constatamos, durante os trabalhos da CPI que, além do que cada passageiro pagava, o PT, que governava o DF à época, pagava mais R$ 120 milhões por ano, a título de subsídio, antes da licitação das empresas. E que depois da licitação, a coisa piorou e o Governo do PT passou a gastar mais de R$ 500 milhões por ano”, esclareceu.
A deputada Celina é contra o aumento no preço das passagens. “Esse reajuste é um ato covarde de passar a conta da má administração para o cidadão. O povo não pode pagar um aumento se falta qualidade no transporte”, avalia a parlamentar.
Ascom da deputada Celina Leão