O Festival de Metais Brasília Brass fundado em 2016 foi idealizado pelo Brasília Brass Quinteto de Metais, com o intuito de promover a música para metais seja ela erudita ou popular, o ensino da música e o intercâmbio musical. A sua realização em Brasília tem atraído jovens talentosos músicos de todas as regiões, profissionais de orquestras, professores de conservatórios e escolas de música, integrantes de bandas sinfônicas e militares, além de grupos de música de câmara. O espaço acadêmico contempla todos os instrumentos da família dos metais como trompete, trompa, trombone, trombone baixo, eufônio e tuba. A qualidade do festival é prestigiada pelos artistas convidados para os master class e concertos, sendo todos músicos renomados no mundo da música.
Brasília Brass Quinteto de Metais
O Brasília Brass quinteto de metais foi formado no ano de 2014 por músicos da capital, e vem atuando ativamente no cenário cultural, social e educacional brasiliense. Participando de eventos beneficentes e projetos de formação de plateia e educação musical com o enfoque na música de câmera para metais.
No seu primeiro ano de atual o quinteto participou do projeto Música na Escola em parceria com a Tato Comunicação, com patrocínio do Fundo de Apoio a Cultura do Distrito Federal – FAC/DF. Foi também no seu primeiro ano de fundação que as participações em programas de rádio se iniciaram, vale a pena destacar a super rádio FM e a Rádio Nacional, além de concertos de natal em igrejas.
Já em 2015 inicia-se a parceria com o SESC no projeto SESC Sinfonia Intermezzo que proporcionou ao Brasília Brass a execução de música de concerto no Terraço Shopping e no Shopping do Gama. Dando ênfase à música erudita foi realizado concertos nas igrejas São Judas Tadeu e na Presbiteriana de Sobradinho ambas localizadas no Distrito Federal. Com ênfase na formação de plateia e dos estudantes de música o quinteto ainda realizou concerto na Escola de Música de Brasília no projeto conexões camerísticas.
No ano de 2016 o quinteto participou ativamente de solenidades e eventos culturais em diversas embaixadas. Em março de 2016 que o grupo alcançou novos vôos, sendo pioneiro no Brasil criando o seu próprio festival: O “Festival de Metais Brasília Brass”. Durante este evento houveram aulas individuais e coletivas, palestras e concertos sob a orientação de grandes músicos e professores da América do Sul, América do Norte e Europa. Tendo ampla repercussão entre os músicos de metais de todo o Brasil. Ainda em 2016 o Brasília Brass realizou concerto pela Sociedade de Concertos de Brasília na Casa Thomas Jefferson, tendo essa apresentação gravada e televisionada em rede nacional pela TV Senado no programa conversa de músico, além de participar do como concertistas no II Simpósio Internacional de Musicologia da Universidade de Brasília e do Seminário de performance e pesquisa em instrumentos de metais no Instituto Federal de Goiás em Goiânia.
Bernardo Silva – Trompista. 
Licenciado em trompa pela Escola Superior de Música de Lisboa na classe de Jonathan Luxton. Estudou também com Ab Koster, Radovan Vlatkovic e Javier Bonet. Participou em masterclasses com Hermann Baumann, Ab Koster, Radovan Vlatkovic, Bruno Schneider, Javier Bonet, Stefan Dohr, Froydis Ree Wekre, Philip Myers, Fergus McWilliam, Hervé Joulain, Will Sanders, Jasper de Waal, Zdenek Tylsar, entre outros. É solista da Orquestra Sinfônica do Porto Casa da Música desde 2000. Como músico convidado apresentou-se com todas as principais orquestras portuguesas e com várias espanholas.
É atualmente professor na Universidade de Aveiro e na Escola Profissional de Música de Espinho. Orienta regularmente masterclasses em Portugal e Espanha. É regularmente convidado para júri de concursos nacionais e internacionais, esteve em concursos em Portugal, Espanha e Finlândia.
Apresentou-se em vários países da Europa, como solista, em música de câmara e em orquestra. Apresentou-se também como artista convidado nos 36º e 46º Simpósios da IHS, em Valência e Londres, respetivamente.
Em 2016 apresentou-se no conceituado festival de metais Lieksa Brass Week, na Finlândia, e no I Congresso Internacional de Trompa de Madrid.
É membro fundador do quarteto Trompas Lusas.
Foi premiado com o 1º prêmio no Concurso Internacional Philip Farkas organizado pela Sociedade Internacional de Trompistas em Lahti, Finlândia, em 2002. A sua discografia conta com vários trabalhos a solo, em música de câmara e como membro da Orquestra Sinfônica do Porto. Bernardo Silva toca numa trompa Dürk D3 e bocais exclusivos Romera Brass. www.jbernardosilva.com
QUINTETO DE METAIS, PARTICIPAÇÃO ESPECIAL,BERNARDO SILVA
EMBAIXADA DE PORTUGAL
Centro Cultural Português (CCP) Brasília / Camões I.P. 
SES Av. das Nações Quadra 801 - Lote 02 - Brasília, DF - Telefone: +55 61 30329636