A falta do cinto de segurança foi a irregularidade de trânsito mais registrada no período
Os 500 agentes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), que atuaram na fiscalização e coordenação do trânsito nos quatro dias de Carnaval em Brasília,efetuaram 1.186 autuações por diversas irregularidades.
Asinfrações mais comuns foram a falta do cinto de segurança, estacionar irregularmente, dirigir após o consumo bebida alcóolica, fazer retorno proibido, não dar preferência ao pedestre na faixa, usar o celular ao dirigir, avançar sinal de trânsito, carregar criança no veículo sem a acomodação segura, não possuir habilitação, entre outras.
Também foram removidos aos depósitos do Detran, neste período, 244 veículos. As irregularidades vão desde a falta de licenciamento para circular, a falta de equipamentos obrigatórios, fundamentais para a segurança de condutores e passageiros, até veículos com restrição de roubo ou furto.
Durante os quatro dias de festa, os agentes de trânsito do Detran se revezaram no acompanhamento demais de 100 eventos carnavalescos e outras atividades de fiscalização de trânsito, realizando as intervenções necessárias e coibindo as irregularidades para garantir a segurança de pedestres e foliões.
OBS:

Durante os quatro dias de Carnaval foram registadas cinco mortes em acidente de trânsito nas vias que cortam o Distrito Federal, a mesma quantidade do ano passado. Não existe fato concreto indicando que estejam relacionadas ao Carnaval.
 Autuações:
Total: 1.186 autuações (sexta, sábado, domingo, segunda e terça-feira)
314 por falta do cinto de segurança
179 por estacionamento irregular
161 por após consumir bebida alcoólica (Lei Seca)
114 por retorno em local proibido
66 por não dar preferência na faixa de pedestre
33 pelo uso do celular ao volante
20 por avanço de semáforo
14 por dirigir com faróis apagados durante a noite
10 por transitar em local proibido
10 por dirigir com falta de atenção
25 por transportar criança sem equipamento obrigatório
256 por motivos diversos como dirigir sem habilitação, com CNH suspensa, com CNH vencida, por falta de equipamentos obrigatórios, entre outros.
 Veículos removidos:
Total: 244 veículosremovidos(sexta, sábado, domingo, segunda e terça-feira)
Efetivo:
500 agentes de trânsito
32 operadores de guincho
24 plantonistas nos depósitos do Plano Piloto, Taguatinga, Gama e BR 040
16 plantonistas da Engenharia de Trânsito
120 viaturas e motocicletas
8 guinchos
4 empilhadeiras
1 aeronave