Exibindo 1- Dermatologista Ricardo Fenelon - Crédito Hermínio Oliveira.jpg

Uma tendência nas passarelas que exige cuidados diários.

Se antes a intenção era esconder as marcas do rosto, hoje, as sardas são uma tendência, inclusive foi um dos destaques da São Paulo Fashion Week para o verão. Apesar de todo o charme, o dermatologista Ricardo Fenelon alerta que tê-las é uma indicação de que o cuidado com a pele deve ser redobrado.

Elas aparecem, geralmente, em pessoas ruivas e de cor clara, que apresentam uma mutação genética responsável por deixar a feomelanina – um tipo de melanina - mais avermelhada do que o normal. Por esse motivo, os pelos ficam com tom acobreado ou vermelho e pequenos pigmentos se concentram na pele formando as conhecidas sardas. Além dos ruivos, elas também se apresentam em pessoas que se expõe demasiadamente ao sol sem proteção.

“A dica mais importante é o uso do filtro solar diariamente para quem quer prevenir as manchas ou evitar que elas escureçam. As sardas são um indicativo de pele mais sensível ao sol, e até mesmo a luz branca, por isso os cuidados devem ser redobrados”, diz o dermatologista Fenelon. Os clareadores também podem ser uma alternativa para controlar e manter a pele saudável.

Para quem não gosta das manchas, o dermatologista ressalta que alguns tratamentos podem ser realizados, de acordo com cada paciente, mas que são de difícil remoção. Entre os procedimentos: cremes à base de ácido, peelings e lasers, este último, em alguns casos, já consegue eliminar por completo as manchas.

É fundamental manter controlado o estado das sardas em sua pele e visitar um especialista de confiança se notar algum tipo de alteração. O aparecimento de novas manchas na pele ou a mudança de cor ou tamanho das já existentes pode significar algo maior e mais grave.

CLÍNICA DE DERMATOLOGIA DR. RICARDO FENELON
SCN, Shopping Liberty Mall, Torre B, Cj. 1212
Brasília – DF
Tel.: (61) 3326.2213
clinicafenelon@terra.com.br