Detran dá início à operação Pontos para a Vida, visando coibir motoristas suspensos que insistem em dirigir

De acordo com um levantamento realizado pela Gerência de Estatística do Detran-DF, no ano passado, nove condutores com o direito de dirigir suspenso envolveram-se em acidentes de trânsito com mortes. O número é 125% maior que o de 2015, quando foram constatados quatro motoristas suspensos. Em relação a 2014, ano que registrou dois condutores suspensos envolvidos em acidentes fatais, o aumento foi de 350%.
Os dados apontam ainda que, em 2016, 32 motoristas com a CNH suspensa estiveram envolvidos em acidentes de trânsito com feridos. No ano anterior foi registrada a mesma quantidade, 32 condutores.
Habilitação irregular

Segundo o levantamento, no ano passado, 34 condutores com a habilitação irregular, seja CNH suspensa, vencida ou habilitado em outra categoria, participaram de acidentes fatais. Em 2015, 23 condutores com CNH irregular se envolveram em acidentes com mortes.
No caso dos acidentes com feridos, em 2016, 430 motoristas estavam com a CNH irregular, já em 2015 constatou-se 460 condutores.

Pontos para a Vida

O Detran–DF deu início à Operação Pontos para a Vida, que consiste em retirar das vias os condutores suspensos ou cassados que continuam dirigindo. A partir dos pontos registrados na CNH dos infratores flagrados na Operação, será produzido o Placar Pontos para a Vida, que demonstrará a importância de se retirar das vias os motoristas que põem em risco a segurança dos pedestres e demais condutores.
De acordo com dados da Diretoria de Policiamento e Fiscalização de Trânsito (Dirpol), cerca de 1.500 condutores, que estão impedidos de dirigir, podem estar descumprindo a penalidade.

Assessoria de Comunicação
Departamento de Trânsito do Distrito Federal
3343-5224/5225; 99964-0905
facebook.com/detrandf
http://www.detran.df.gov.br/