Durante a assinatura do Pacto Nacional pelo Fortalecimento da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater)

Em primeiro lugar quero agradecer a Anater [Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural] por realizar esse encontro Brasília. Essa é uma vocação da nossa cidade, ser um grande centro de eventos de caráter político, de caráter profissional, cultural, agrícola, e portanto, a gente fica muito feliz de sediar essa reunião de vocês nesse momento histórico da assinatura de um conjunto de compromissos que, como disse o deputado Zé Silva, é uma nova forma de federalismo, que desburocratiza e faz com que o recurso possa chegar mais fácil na ponta. Eu vejo isso com uma importância muito grande por que nós estamos ressuscitando e fortalecendo o Sistema Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural. Isso é absolutamente indispensável para um país com as características do Brasil. Por todas essas razões que foram descritas aqui pelo Argileu [Martins], do ponto de vista da inclusão produtiva, do desenvolvimento econômico, mas eu agregaria uma força especial, que é essa aliança do aumento da produtividade com a sustentabilidade.

 O nosso país está vivendo um momento difícil e praticamente em todas as regiões os alertas são emitidos permanentemente pela natureza, mostrando que mais do que nunca nós temos que aliar a produção com novos métodos, novas tecnologias assistidas pela assistência técnica e pela extensão rural, que possam conciliar a produção com a preservação do meio ambiente. Com novos modelos de produção agroflorestais, enfim, utilizando a tecnologia e a sustentabilidade a serviço do cidadão. Ao mesmo tempo, é muito importante que o meio rural brasileiro possa garantir uma renda digna ao agricultor para que ele possa efetivamente permanecer. E para isso é muito importante também que o Estado possa suprir o meio rural da infraestrutura necessária de educação, de saúde, de segurança, de mobilidade urbana para isso.

 Portanto, é com muita alegria que a gente assina esse convênio e agradece a ampliação dessa parceria que vem se consolidando nesses dois anos de governo e que tem sido muito importante para a gente. É notável o reconhecimento pelos profissionais da Emater [Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal], mas, sobretudo pelos agricultores, do fortalecimento do trabalho da Emater no Distrito Federal e eu tenho certeza que muito se deve também à parceria com a Anater. Portanto, é uma alegria muito grande poder recebê-los! Desejo muito sucesso ao encontro, desejo que a proposta possa caminhar rapidamente, já posso assegurar o apoio da bancada do Partido Socialista Brasileiro [PSB], que eu faço parte. Um grande abraço, boa noite, aproveitem Brasília!