O governador Rodrigo Rollemberg participou, neste domingo (2), às 17h30, do
I Encontro dos Conselhos Regionais de Cultura do DF, no Museu Nacional. Na ocasião, houve também um ato simbólico de nomeação dos 121 conselheiros eleitos.
O evento teve como objetivo debater o papel dos Conselhos Regionais de Cultura recém-formados a partir de um processo inédito de eleições em todas as regiões administrativas do DF. Conselheiros de cultura, gerentes de cultura e administradores regionais poderão participar de atividades e oficinas, aprofundar em questões relativas à Lei Orgânica da Cultura (LOC), processos legais e formais e comunicação digital.

 Esse momento aqui é carregado de muito simbolismo. Eu pessoalmente estou muito feliz de ver isso aqui, porque é uma oportunidade para gente articular as pessoas mais comprometidas de cada cidade, no sentido de que efetivamente a gente tenha uma política de cultura que possa contribuir para nos cobrar. Eu quero parabenizar os administradores regionais que estiveram aqui ao longo desses dois dias, o Fábio, o Paulo e a Cláudia. É muito importante que as nossas Administrações Regionais estejam muito próximas dos Conselhos de Cultura para que efetivamente as políticas possam chegar em todas as cidades.
 Quero dizer que quando assumimos o governo, em um ambiente de muita dificuldade, nós fizemos uma opção clara em prestigiar a cultura. Com todas as dificuldades que nós tivemos, nós pagamos todo o FAC de 2014, nós fizemos os editais de 2015 e 2016, nós estamos com execução orçamentária extremamente significativa, ainda mais em um momento de crise, demonstrando o nosso compromisso com a cultura. Nós estamos com complexos culturais sendo construídos em cidades importantes, como Samambaia e Planaltina. E essa posse dos Conselhos de Cultura em todas as cidades do Distrito Federal nos permite fazer promover a cultura em todas as cidades do Distrito Federal. A regionalização do FAC também foi um passo importante, uma reivindicação antiga, do movimento cultural, que foi cumprida no nosso governo.