Ações provocam população do DF a pensar sobre o tema Minha Escolha Faz a Diferença no Trânsito

A partir do dia 1º de maio, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal se une a milhares de organizações sociais e governamentais do mundo inteiro para chamar a atenção da sociedade sobre a importância da segurança no trânsito. É o Movimento Maio Amarelo, que já está na sua quarta edição e este ano abordará o tema "Minha Escolha Faz a Diferença no Trânsito".
Ações de fiscalização e de educação de trânsito estão na programação de atividades da autarquia durante o mês de maio, voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.
 Fiscalização
Além da fiscalização rotineira, entre os dias 1º e 31 de maio serão realizadas um total de 1.200 operações simultâneas, com foco principalmente no combate à embriaguez ao volante, à falta do cinto de segurança, ao uso do celular enquanto dirige, desrespeito ao ciclista e ao pedestre e à condução de veículos por pessoas não habilitadas ou com habilitação suspensa.
Serão aproximadamente 100 operações do tipo blitz, 550 operações de patrulhamento, 550 operações de pontos de demonstração em locais previamente selecionados pela estatística de trânsito, além de diversas atividades educativas e operações em conjunto com outras instituições de Segurança Pública. O intuito do Departamento é conscientizar a população para os riscos no trânsito, a fim de diminuir as estatísticas de acidentes com mortes, feridos e sequelados.
 Educação
Na programação educativa, mais de 300 ações já estão previstas com foco na segurança do condutor, passageiro, pedestre e ciclista. Serão cerca de 50 blitzes educativas, 60 palestras itinerantes sobre equipamentos obrigatórios de automóveis - nos centros e nas principais feiras das cidades, além de vários encontros pedagógicos em autoescolas com foco na formação dos novos condutores, atividades em universidades, palestras para motoristas de ônibus das operadoras do transporte coletivo do DF, seis exibições do documentário Bike vs Carros no Cine Brasília para 3.000 estudantes do Ensino Médio das escolas públicas, oito passeios ciclísticos em diferentes cidades com a participação de aproximadamente 4.000 ciclistas, distribuição de 50 mil unidades da Cartilha do Pedestre e da Cartilha do Ciclista e veiculação de campanha educativa na mídia para estimular o respeito ao pedestre e ao ciclista.
Pelo quarto ano consecutivo, o Detran-DF apoia o movimento Maio Amarelo e convida a população a se engajar nesta ação que valoriza a vida, propondo uma importante reflexão sobre a responsabilidade de cada um por um trânsito seguro.
Assessoria de Comunicação
Departamento de Trânsito do Distrito Federal
facebook.com/detrandf
http://www.detran.df.gov.br/