Imagem relacionada

O Banco de Brasília divulga as datas das próximas turmas para o curso de educação financeira. Serão realizados dois cursos, um em maio e outro em julho, conforme cronograma abaixo:

Exibindo Picture (Device Independent Bitmap) 1.jpg

Ambos são abertos à população e oferecidos de forma gratuita. É necessário, apenas, que os interessados enviem e-mail para o endereço educafin@brb.com.br, informando o nome completo, telefone e e-mail de contato. A confirmação da inscrição também será efetuada via e-mail.

Cada curso tem duração de três dias e ocorre no intervalo das 18h45 às 21h45, na Gerência de Desenvolvimento de Pessoas da Instituição, na 410/411 Sul – Sobreloja da Agência L2 Sul. Ao fim do curso, todos recebem um certificado de participação.

Ricardo Emmanuel, um dos instrutores de educação financeira do BRB, explica que os cursos convergem para os três pontos principais da Educação Financeira: endividamento, planejamento e investimento. “Durante as apresentações, buscamos explicar primeiramente aos participantes que muitas atitudes que acreditamos estarem corretas sobre o uso do dinheiro, nascem de uma relação de pouco conhecimento e, muitas vezes, acabam prejudicando as finanças pessoais”, ressaltou.

Ricardo coloca, ainda, que durante os encontros são apresentadas ferramentas que auxiliam no processo de reeducação financeira e orientações sobre como elaborar um planejamento financeiro. De forma geral, o curso engloba os seguintes temas:

  • Entendendo os aspectos comportamentais relacionados ao dinheiro.
  • Trabalhando os aspectos comportamentais que apoiam o compromisso para os resultados financeiros desejados.
  • Compreendendo minha situação financeira atual.
  • Planejamento Financeiro -  Onde quero chegar?
  • Investimento Financeiro – Projetando o futuro.

O Projeto
O projeto de educação financeira do BRB teve início em 2011 e, desde então, mais de 23 mil pessoas já participaram dos treinamentos. Alene Araújo já participou do curso e conta o que mais lhe ajudou na prática com as finanças pessoais: “Para mim, o maior desafio do curso foi entender que eu não estava preparada para cuidar das minhas finanças. Durante as aulas, aprendi dicas para lidar melhor com o dinheiro e as melhores maneiras de poupar e de investir, implantando mudanças nos meus hábitos de gastos. Hoje, já consigo colocar em prática alguns dos métodos apresentados, evitando gastos desnecessários”.

Novidades
A gerente de desenvolvimento de pessoas do BRB, Karoline Vieira da Cunha, adianta que está em desenvolvimento um novo projeto que atenderá a 6ª série da rede pública de algumas regiões administrativas do Distrito Federal.

“Este projeto está sendo estruturado em conjunto com a área de marketing do Banco e em parceria com a Secretaria de Educação do DF. Ele conta também com o auxílio da área de sustentabilidade do BRB, que em parceria com o Portal Brasília Cidadão, da Casa Civil, estará recrutando voluntários para participarem da proposta. O projeto envolverá palestras, distribuição de cofrinhos e de livros educativos, além do desenvolvimento de um jogo educativo virtual com esta temática. A ideia é ensinar essas crianças, desde a infância, sobre a importância de se ter uma educação financeira. Com isso, esperamos contribuir com a formação de adultos mais conscientes financeiramente”, finalizou.