Representantes de associações e movimentos comunitários, conselhos de saúde, cultura e segurança pública e Conselheiros Tutelares participaram na manhã
desta segunda-feira (8), no Plenário da Câmara Federal, da sessão solene em homenagem ao Dia Nacional do Líder Comunitário, proposta pelos deputados federais Izalci Lucas (PSDB/DF) e Roney Nemer (PP/DF).

Criado no Guará, onde seus pais exerciam papéis de liderança na comunidade e na igreja, o deputado Izalci Lucas disse que  Brasília sofreu uma grande transformação graças ao trabalho dos líderes comunitários. "infelizmente, os últimos governos deixaram de reconhecer esse trabalho que, na grande maioria das vezes, é totalmente voluntário", disse Izalci Lucas

O plenário da Câmara Federal ficou completamente lotado com lideranças dos mais diversos  segmentos que foram homenageadas com certificado de reconhecimento pela dedicação às suas comunidades. "Os líderes comunitários surgem da necessidade de se ter uma voz na comunidade que conduza as reivindicações, as discussões e, sobretudo, no auxílio ao exercício pleno da cidadania", completou Izalci.
Um dos momentos mais emocionantes da solenidade foi o discurso do presidente de honra da Associação dos Moradores do Núcleo Rural Casa Grande, professor Aníbal Coelho, que mesmo debilitado compareceu para receber a homenagem não só dos parlamentares, mas de todos  os presentes. "Quero agradecer a todos pela lembrança. Tenho certeza que trabalhei muito por minha comunidade", disse o professor Aníbal. 
Também presente à cerimônia, a ex-governadora do DF Maria de Lourdes Abadia agradeceu o carinho recebido na época em que teve o privilégio de governar e valorizar os líderes comunitários. "Sinto emoção em ver, aqui no plenário da Câmara, tantas pessoas queridas com quem já tiver o prazer de caminhar juntos. Ninguém faz nada sozinho", disse Abadia.