Em 2016, 26% dos condutores envolvidos em acidentes com mortes não possuía CNH
 De acordo com dados do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), no primeiro quadrimestre deste ano foram autuados 4.228 motoristas por dirigirem sem possuir a habilitação. Isso representa uma média de 35 pessoas flagradas diariamente.
 Em todo o ano de 2016, foram 13.592 infrações desse tipo. Uma média diária de 37 condutores inabilitados flagrados pela fiscalização. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, para conduzir veículo o motorista deve possuir a CNH, ou seja, ter sido aprovado no processo de habilitação.
 O condutor inabilitado está sujeito à multa de R$ 880,41 e à retenção do veículo. Além disso, dirigir sem possuir habilitação, gerando perigo de dano, pode configurar crime de trânsito, com detenção de seis meses a um ano ou multa. 
 Condutores envolvidos em acidentes de trânsito
De acordo com um levantamento da Gerência de Estatística do Detran-DF, em 2016, 513 condutores se envolveram em acidentes com mortes, sendo que 26% deles (135) não eram habilitados. Os dados mostram ainda que 14.056 motoristas envolveram-se em acidentes de trânsito com feridos. Desses, 2.297 eram inabilitados.
 Segundo o diretor-geral do Detran, Silvain Fonseca, o processo de habilitação é determinante para garantir que o motorista tenha condições de dirigir um veículo de forma defensiva. “Por meio do curso de formação, o futuro motorista tem acesso à capacitação necessária para trafegar nas vias de forma segura”, afirma.

Fiscalização autua 26 condutores em Samambaia

Em duas horas, agentes flagram seis condutores inabilitados
Na manhã dessa segunda-feira (1°/05), o Detran e a Polícia Militar realizaram, na via de ligação entre Samambaia e Taguatinga, mais uma Operação Hércules. Em duas horas de fiscalização, foram abordados 96 motoristas. As equipes autuaram seis condutores inabilitados e outros 20 por infrações diversas. Foram recolhidos sete veículos ao depósito.

 A Operação Hércules, que é uma ação integrada de segurança pública, contou com nove viaturas e um guincho do Detran, além de uma viatura da Polícia Militar.
Assessoria de Comunicação
Departamento de Trânsito do Distrito Federal
3343-5224/5225; 99964-0905
facebook.com/detrandf
http://www.detran.df.gov.br/