Força-tarefa, coordenada pela Secretaria das Cidades, chega para executar serviços de conservação, limpeza e revitalização que foram demandados pelos moradores da RA


A força-tarefa do programa Cidades Limpas estará em Taguatinga, a partir da próxima segunda-feira (05/06). A ação será lançada na Praça do Relógio, às 8h30, e marcará o início das comemorações pelos 59 anos da cidade. Desta vez, a força-tarefa, articulada pela Secretaria das Cidades, reúne 14 órgãos do Governo de Brasília e 279 trabalhadores, que executarão serviços de conservação, limpeza e revitalização na região administrativa.

As equipes do Cidades Limpas atuarão na cidade por três semanas, até o próximo dia 23/06, para que a interrupção causada pelo feriado de Corpus Christi (15/06) não prejudique o resultado final. “Taguatinga é uma das maiores cidades do DF, por isso exige de nós esforços concentrados e contínuos”, explica o Secretário das Cidades, Marcos Dantas.

Entre as ações previstas para a melhoria do ambiente urbano estão operações de tapa-buracos, poda de árvore, capina e roçagem, remoção de entulhos, retirada de carcaças, recuperação de sinalização de trânsito, revitalização de iluminação pública, além de manejo ambiental para o combate ao mosquito Aedes aegypti.

A operação dará atenção especial para pontos centrais da cidade como a Praça do Coreto, na Quadra QNA 14, que receberá manutenção na iluminação; a Avenida das Palmeiras, onde será feita revitalização de faixa de pedestres e a Avenida Elmo Serejo, com poda de árvores e pintura de meio fio.
O ônibus da Identidade Solidária da Polícia Civil estará estacionado, das 9 às 13 horas nos dias 8 e 9, na Praça do Relógio. A unidade móvel contará com três papiloscopistas por dia para emissão de 2ª via da carteira de identidade. Já as retiradas de sucatas das ruas ocorrerão de 19 a 23 de junho, nos Setores de Oficinas Sul e Norte. A administração notificou cerca de 80 carcaças, avisando a possíveis proprietários para que removam essas estruturas para local adequado fora das vias públicas.
A operação do Cidades Limpas em Taguatinga envolve a Secretaria das Cidades, a Administração Regional, a Novacap, o Corpo de Bombeiros Militar, a Defesa Civil, o SLU, o Detran, o DER, a CEB, a Caesb, a Polícia Civil, a Polícia Militar, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde, a Secretaria de Educação, o Ibram e a Agefis.
Lançado em novembro do ano passado no Gama, o Cidades Limpas já passou por Itapoã, Paranoá, Estrutural, Planaltina, São Sebastião, Brazlândia (duas vezes), Ceilândia (duas vezes), Guará, Sobradinho, Sobradinho II, Fercal, Vila Planalto e Samambaia. Esta será a 16ª edição do programa e a 14ª cidade a ser beneficiada.
O que: Lançamento do Programa Cidades Limpas em Taguatinga
Quando: 05/06, às 8h30
Onde: Praça do Relógio