Conforme Portaria 210, de 14/07/2017, publicada pela Secretaria de Cultura/DF, segunda,
14/08, foi o último dia para entidades, coletivos e organizações afins, da sociedade civil, indicarem listas tríplices de representantes para ocupar as cadeira de titular e suplente, à pasta das artes plásticas e visuais, do Conselho de Cultura do Distrito Federal. A escolha do titular e suplente será do secretário Guilherme Reis e @s escolhid@s permanecem dois anos no cargo, podendo ficar mais dois anos.
A Associação de Artistas de Sobradinho e Entorno - ARTISE, a Sociedade dos Artistas Plásticos de Brasília - SAP, a Associação de Arte e Cultura de Sobradinho e DF - ACASO, os Companheiros das Américas/ Comitê Brasília, o Espaço Imaginário Cultural, o Centro de Criatividade Infanto-juvenil - Colégio CCI, a Rádio Ativa FM e o Colegiado de Artes Visuais/DF indicaram Gersion de Castro, Élton Skartazini e Anselmo Rodrigues (titulares); José Cláudio Carvalho, Alda Martins e Toninho de Souza (suplentes).

"Brasília, nascida sob signo da arte (vide Oscar Niemeyer, Burle Marx, Athos Bulcão, etc.), hoje patrimônio cultural da humanidade, estava há mais de um ano sem representante das artes plásticas e visuais no Conselho de Cultura do Distrito Federal. Contudo, o segmento tem grandes nomes, entidades e movimentos que se destacam no cenário nacional e internacional. Precisamos focar e intensificar o diálogo com o governo, para obter melhores resultados", disse o artista plástico Toninho de Souza.
Na idéia consensual de 'indicados' e 'indicantes' está o levantamento, reconhecimento e visibilidade d@s fazedores de artes plásticas e visuais, entidades e movimentos; visão, análise e estratégias presentes e futuras; retomada dos salões e catálogos de artes plásticas e visuais do Distrito Federal; lei das artes plásticas; formação; intercâmbio; etc. "Agora é motivar o secretário Guilherme Reis para que opte por nossos representantes", recomendam artistas, entidades e movimentos envolvidos.  
 Reportagem: Skartazini Arte e Comunicação