Animação e ficção prevaleceram entre as produções apresentadas
 Um público muito especial garantiu participação ativa no 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Mais 5.700 crianças da faixa etária de 5 a 12 anos conferiram oito títulos do cinema nacional no Festivalzinho, tradicional mostra de filmes infanto-juvenis. A iniciativa ajuda a formar plateias e a desenvolver a sensibilidade para as artes, muitas vezes promovendo o primeiro contato com o cinema.
 Dentro da extensa programação do Festival, a mostra apresentou seis curtas-metragens escolhidos pela curadora da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, Luiza Lins: “Meninos e Reis”, “No fim da trama”, “O Melhor som do mundo”, “Virando Gente”, “H2Obby” e “O jovem príncipe”. Já os dois longas convidados foram “O colar de Coralina” e “Sobre rodas”. Entre os selecionados estavam três animações, um documentário e duas ficções.
Ilane Nogueira, coordenadora do Festivalzinho, comemora o sucesso da iniciativa e a boa receptividade dos pequenos espectadores, formado principalmente por alunos da rede pública de Ensino do Distrito Federal. Ela complementa que a mostra serve como importante ferramenta educacional: “No Festivalzinho os estudantes tem contato com filmes de diversos gêneros e partes do Brasil, o que contribui para ampliar o repertório desse público e ainda de forma divertida”.
 No período de 18 a 23 de setembro, a mostra foi realizada no Cine Brasília e no Museu Nacional, além dos polos de exibição espalhados pelo Distrito Federal: no Teatro da Praça de Taguatinga, no Salão Comunitário da Administração do Riacho Fundo I, no Centro de Ensino Médio do Gama e no Teatro de Sobradinho.
 A preocupação de facilitar o acesso às regiões administrativas fora do Plano Piloto é ressaltada pela coordenadora de Descentralização do Festival de Brasília, Janaína André. “Nosso objetivo, ano após ano, é promover a formação do público jovem e proporcionar a essas crianças um maior contato com o cinema nacional”, ressalta.
 Patrocínio
A 50ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro conta com os seguintes patrocinadores: NET, Claro, Petrobras, BRB, BNDES e Sabin.
 Serviço
Festival de Brasília do Cinema Brasileiro – 50ª edição
Quando: 15 a 24 de setembro de 2017
Programação completa: http://www.festivaldebrasilia.com.br/