Se você tem crianças pequenas em casa, deixar o sapato do lado de fora é uma boa ideia para reduzir o risco de infecções,Qual é o hábito da sua família em relação a utilizar calçados dentro de casa? Vocês costumam tirar o sapato logo ao chegar da rua ou nem pensam nisso e continuam andando com eles até decidir tomar banho ou dormir?
Pois saiba que tirar o calçado antes de entrar, como fazem os japoneses, realmente ajuda a deixar a casa mais limpa, reduzindo o número de resíduos e micro-organismos da rua que levamos para dentro.
Mas será que o risco de contaminação oferecido pelos germes dos calçados é tão alto assim? A verdade é que, para um adulto saudável, as probabilidades de adquirir uma infecção séria por causa disso são baixas.Entretanto, essas chances existem e são relevantes para crianças que engatinham, ainda mais porque elas levam as mãos à boca com frequência. Assim, se você tem crianças pequenas em casa, é mais recomendável tirar o sapato antes de entrar. Veja alguns bons motivos para isso:
1. Calçados são excelentes criadouros de bactérias

Nossos calçados são um terreno muito fértil para a multiplicação de bactérias. Enquanto o lado interno de um sapato pode ter cerca de 3 mil bactérias, o lado externo chega a ter mais de 400 mil micro-organismos (1).
Entre esses germes, estão a Escherichia coli (causadora de infecções intestinais e urinárias, diarreia e meningite), a Klebsiella pneumonia (que pode causar infecções na corrente sanguínea) e a Serratia ficaria (causadora de infecções raras no sistema respiratório).
2. Sapatos podem carregar resíduos tóxicos do ambiente
Se você caminhou na grama, seus sapatos podem estar cobertos por pesticidas. Caso tenha atravessado a rua, é possível que eles estejam carregando resíduos de combustível.
Embora a quantidade seja pequena, essas substâncias são voláteis e se desprendem dos calçados para o ar. Assim, ao serem levadas para dentro de casa, elas contaminam o ambiente interno de forma cumulativa, podendo causar prejuízos à saúde.
3. Você vai gastar menos tempo limpando a casa
Além de reduzir a quantidade de bactérias, deixar o calçado do lado de fora também vai diminuir a quantidade de poeira, terra, fezes de animais e outros resíduos que entram na sua casa.
Em consequência, você vai ter menos trabalho para conservar o chão limpo, gastando menos tempo com a faxina e mantendo sua casa mais segura para as crianças pequenas.
4. Alguns calçados estragam o piso
Ok, o motivo pode até não ser algo relacionado à saúde, mas ninguém deseja ficar com o piso todo marcado por causa de um sapato, não é mesmo?
Alguns tipos de salto contêm pequenos pregos que podem riscar os pisos mais delicados, principalmente os de madeira. Esses pregos também podem puxar fios, rasgar ou mesmo deixar uma marca de amassado permanente em alguns tapetes. Além disso, calçados com solado de borracha costumam deixar manchas escuras no chão.
5. Você vai levar menos tempo para se arrumar
Sabe quando está na hora de levar as crianças para a escola e elas não conseguem encontrar a chuteira ou a galocha no meio do guarda-roupa? Esse problema se resolve quando os calçados são guardados em um armário exclusivo próximo à entrada da casa.
 A mesma coisa vale para você: em vez de gastar preciosos minutos revirando seu quarto em busca do sapato perfeito, você sabe que todos eles estão reunidos no mesmo local. Assim, você não vai precisar tirar bolsas, cintos, chapéus e outros acessórios de cima da sua coleção de sapatilhas até encontrar aquela que você queria usar.
Dicas para implantar a política “sem calçado” dentro de casa
Dessa forma, você pode tirar o calçado para entrar, fazer o que você precisa fazer e calçá-lo de novo rapidinho na hora de sair. Esse truque é especialmente recomendado para quem tem crianças que adoram sair para brincar e sempre entram correndo em casa para ir ao banheiro, tomar água ou algo do gênero.
Se você não gosta de andar descalça, isso pode ser facilmente resolvido destinando um chinelo no verão ou uma pantufa no inverno para serem utilizados exclusivamente dentro de casa.
Caso você receba visitas e elas não façam menção de tirar o calçado, você pode gentilmente oferecer um chinelinho logo na entrada, dando a dica de que você espera que eles deixem os sapatos do lado de fora.
É claro que você sempre pode abrir uma exceção, se divertir com seus amigos e dar um jeito na casa depois se necessário. Não é preciso ficar paranoica o tempo todo, pois o mais provável é que eles apenas sujem um pouco o piso, mas sem oferecer um alto risco de contaminação por bactérias.
Credito: Raquel Praconi Pinzon