Este ano, 2.806 condutores foram autuados por transportar crianças sem bebê 
conforto, cadeirinha ou o assento de elevação.
A segurança da criança no trânsito também é uma preocupação do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). Tanto que, de janeiro a setembro deste ano, o ​ó​rgão registrou 2.806 autuações por flagrar veículos automotores conduzindo crianças sem a observância das normas de segurança especiais estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ou seja, o uso do bebê conforto, da cadeirinha ou do assento de elevação. Ainda foram registradas outras 24 autuações relativas ao transporte de criança menor de sete anos em motocicleta.
Para conduzir crianças de até dez anos de idade em veículos automotores a legislação exige equipamentos necessários para estabelecer as condições mínimas de segurança. Até um ano de idade, deverá ser utilizado o bebê conforto. De um a quatro anos, é obrigatório o uso da cadeirinha. Acima de quatro até sete anos e meio, é exigido o assento de elevação. De sete e meio até dez anos, a criança deverá utilizar o cinto de segurança no banco traseiro.
O condutor que for pego conduzindo criança sem o dispositivo de retenção cometerá infração gravíssima com multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH e retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada. No caso de motocicletas, além das penalidades citadas acima, o condutor terá o direito de dirigir suspenso e o documento de habilitação recolhido pelo órgão autuador.

A preocupação do Detran é evitar que crianças sejam vítimas de batidas de veículos. Neste ano, de janeiro a setembro, não foram registradas vítimas de colisões no trânsito. As três crianças mortas, no mesmo período, foram vítimas de atropelamentos. Esse é um dos motivos que levou o Detran a criar o curso gratuito para pedestres.
​​
Ações educativas
No Dia da Criança, o Detran promoveu diversas ações para orientar os pais sobre a forma correta de transportar os pequenos no veículo e fazer a travessia nas vias. No CCBB, por exemplo, equipes da educação de trânsito estiveram no local, das 14h às 18h30, orientando fora e dentro dos veículos sobre os dispositivos de retenção e distribuindo material educativo. Também foram realizadas ações na Estrutural, Santa Maria, Gama, Sobradinho, São Sebastião e no Planetário.