Segunda, 09 de outubro de 2017, o governador Rodrigo Rollemberg, o secretário de cultura
Guilherme Reis, parlamentares, artistas e agentes culturais, se reuniram no Palácio do Buriti, sede do Governo do Distrito Federal - GDF, para tratar da Lei Orgânica da Cultura - LOC/DF, e do Fundo de Apoio à Cultura - FAC/DF. Ambos assuntos são de relevante interesse para a cadeia produtiva da economia criativa local.

"Aplaudiremos o governador caso ele realmente atenda nossas expectativas", disse Everardo Aguiar, do DF Movimento. "Estamos ansiosos pela aprovação da Lei Orgânica da Cultura, pela qual lutamos há anos. Ela melhora nossas condições de trabalho e aumenta as oportunidades", disse o produtor cultural Alaor Rosa. Entregue ao governador, a carta Outubro ou Nada expressa a posição do Fórum de Cultura/DF.

Além da Lei Orgânica, a carta fala do contingenciamento de recursos do Fundo de Apoio à Cultura - FAC/DF, do abandono dos espaços culturais, e da sugestões aos parlamentares  e executivo. "Vemos, no Brasil, significativo recuo nas políticas culturais. Mas no DF estamos avançando no sentido de organizar o segmento artístico, gerar trabalho, renda e resultados mensuráveis" disse Guilherme Reis.

"Mais do que números, quero anunciar os resultados humanísticos da arte, com seu poder transformador, afirmativo dos nossos valores culturais. A partir desse outubro nosso governo passará de 'cobrado' a 'cobrador', porque vamos aprovar a LOC até novembro e restituiremos os recursos do FAC que, em 2018, terá R$ 68 milhões para investir nos projetos culturais", disse Rodrigo Rollemberg.


Élton Skartazini - (61) 99908.4963 | www.skartazini.com