A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás, por meio de sua Secretaria de
Assistência Social e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), realizou uma série de atividades durante o mês de outubro para celebrar o “Dia do Idoso”, que é comemorado no dia 1º de outubro, data que marca a promulgação do Estatuto do Idoso. O encerramento das festividades aconteceu na chácara de eventos, localizada no setor Águas Bonitas I.
O evento contou com a participação de cerca de 300 beneficiários do SCFV e com a presença do vice-prefeito, Luiz Alberto Jiribita, da diretora do trabalho, Maria Fábia, da secretária de Assistência Social, Aleandra Sousa, e do visitante vereador em Planaltina de Goiás, Aroldo Alves. Na oportunidade, o vereador enalteceu o trabalho realizado pelo prefeito Hildo do Candango frente à Prefeitura de Águas Lindas.

“Nós realizamos os atendimentos em consonância com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS nº. 109/2009). Este é o serviço realizado em grupos, organizado para garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social, é um trabalho maravilhoso que se reflete na alegria contagiante dos participantes”, disse Aleandra Sousa.

O SCFV organiza-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária. A intervenção social deve estar pautada nas características, interesses e demandas dessa faixa etária e considerar que a vivência em grupo, as experimentações artísticas, culturais, esportivas e de lazer e a valorização das experiências vividas constituem formas privilegiadas de expressão, interação e proteção social.

Além de objetivos gerais referentes ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, a Tipificação Nacional de Serviços Socio-assistenciais (Resolução CNAS n°. 109/2009) define objetivos específicos para o serviço para idosos: contribuir para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo; assegurar espaço de encontro para os idosos e encontros intergeracionais de modo a promover a sua convivência familiar e comunitária; e detectar necessidades e motivações e desenvolver potencialidades e capacidades para novos projetos de vida.
fonte:AMAB