Atividades gratuitas incluem teatro, música e esportes
Além de curtir a natureza em Ubatuba, moradores e turistas têm várias opções de programação cultural e esportiva gratuitas no feriado nacional de 12 de outubro – dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

2º Festival de Pequenos Espaços Teatrais
Com espetáculos gratuitos, abertos a toda a população, o 2º Festival de Pequenos Espaços Teatrais (Fepet) continua até o sábado, dia 14 de outubro, com apresentações em espaços distribuídos em diferentes bairros da cidade. Na quarta-feira, 11, a encenação “De saia não se sobe em árvore”, do Grupo de Teatro do Oprimido de Ubatuba acontece às 19 horas no auditório do Ubatuba em Foco, que fica na avenida Marginal, 2220, no Perequê-Mirim.
No dia 12 de outubro, a programação do festival é voltada especialmente para as crianças e acontece no Sobradão do Porto (Praça Anchieta, 38 – Centro), com apresentação de três peças teatrais:
- às 15 horas, “A Saga do Negro Bainawá” – Palhaço Pilequinho, com atuação e criação de Venicio Toledo
- às 16 horas, “Histórias com Pitada de Estórias”, com atuação e criação de Claudia Oliveira
- às 17 horas, “Zé Gambiarra Circo Show, Solo Mio” – Cia Fulô Circo Teatro, com atuação e criação de Anderson Guiam
Nos demais dias, serão apresentadas as peças “A Maçã – Podem as Máquinas Pensar?”, da Officina ArtAud (sexta-feira, 13, às 19 horas, no Sobradão do Porto) e “Um Amor de Passarinho”, do Um, Dois, Três Coletivo Teatral, e “Transântica”, com atuação e criação de Barbara Buck, Cynthia Schauff e Rodrigo Caldeira, às 17h e às 20 horas, respectivamente, no espaço Convívio das Artes, na avenida São Paulo, 378 (Perequê-Açu).
Saiba mais em: http://officinaartaud.org/fepet2017/
Sports Day
Esporte, cultura e responsabilidade socioambiental integram a proposta do evento que acontecerá na praia do Perequê-Açu, na quinta-feira, 12, durante todo o dia das 7h30 às 18 horas, em frente ao Terminal Turístico da Companhia Municipal de Turismo (Comtur). Realizado em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba e a Comtur, o evento tem o objetivo de promover a inclusão social e a educação socioambiental, com atividades diversas.
Entre outras atividades, a programação inclui aula de yoga, campeonato de surf para crianças, torneio de vôlei, desfile de moda infantil, além de stands de exposição, área de alimentação e um espaço kids. Mais informações podem ser obtidas na página: https://www.facebook.com/GuthoSportsDay
Exposição fotográfica “Tesouros da Mata Atlântica”
Até o dia 5 de novembro, no Sobradão do Porto (Praça Anchieta, 38 – Centro), turistas e moradores podem apreciar a exibição “Tesouros da Mata Atlântica”, que traz 77 imagens em macrofotografia feitas pelo fotógrafo Tadeu Fischer. Elas retratam a biodiversidade da Mata Atlântica, com destaque para a fauna e a flora dos estados do Rio de Janeiro (18%), São Paulo (13%) e Paraná (11%). A exposição está aberta de segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 14h às 17h e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 22h.

Música na Praça com a Retreta Maestro Pedrinho
A apresentação do grupo acontece no domingo, 15 de outubro, às 20h30, no coreto da Praça Exaltação à Santa Cruz, em frente à Igreja Matriz – Centro.
Primavera das Tartarugas no Projeto Tamar
Situado na rua Antonio Athanasio, 273, no bairro Itaguá, o projeto Tamar realiza nos dias 13 e 14 de outubro a primeira etapa do projeto “Primavera das Tartarugas”, com uma série de atividades voltadas especialmente para o público infanto-juvenil. Confira a programação em detalhes:

Sexta-feira, 13 de outubro
A partir das 9 horas, oficinas de pinhole, papel reciclado e circo*
19h00 – 1ª Trupe apresenta: “Circo Lunático”
*Oficina gratuita mas com vagas limitadas: é necessário inscrever-se previamente
Sábado, 14 de outubro
Apresentações musicais
16h30 – Banda Os Cascudos
17h30 – Paulo Bira “Brasileirinhos”
20h30 – Gabriel, o Pensador*
*Entradas gratuitas, distribuídas antecipadamente.
Domingo, 15 de outubro
16h00 – Soltura de tartarugas. Local: Praça da Baleia (Itaguá)
Saiba mais detalhes sobre a programação e os horários para retirada de ingressos no link: http://tamar.org.br/interna.php?cod=443 
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3832-7014.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social / PMU