Estou convicto e tenho provas para confirmar o que afirmo no título deste artigo. Participei,
direta e indiretamente, de 98, dos 98 Saraus Complexos, pela implantação do Complexo Cultural Samambaia. Jadiel, Demontiez, Marília, Miguel, Domício, Adriano, Lili, Ilton, Paulo, Meimei, Marcão, Ana Paula, etc., sabem disso, porque também participam, com resiliência, desse processo construtivo da arte e da cultura.

Realizado sempre na última sexta feira de cada mês, em algum lugar da cidade, sexta, 27/10/2017, o 98º Sarau Complexo ocorreu no espaço Imaginário Cultural, na QS 103. O lugar, por si só, rende outro artigo. Convidad@s ilustres, artistas e grupos do Distrito Federal (José Sóter, Noélia Ribeiro, Rêgo Júnior, Hamilton Zen, Afonso Gomes, Pedro e Zé, Grupo Bekus, bandas The Verse, DF 130-2, Chico Nogueira e Cia Teatral Roupa de Ensaio), garantiram mais uma programação diversa, qualificada, linda, envolvente...
Para mim, falar do Sarau Complexo é mais fácil que tomar água! E igualmente necessário, para nutrir o fazer e usufruir artístico no Complexo Cultural Samambaia, prestes a inaugurar. São conquistas do nosso tempo e lugar, significativas da capacidade que temos de transformar desejos e necessidades, em oportunidades e realizações. Se 'a ocasião faz o ladrão', a 'ocasião' também faz @ artista, não?!
Lindo, também, é ver como acontece cada Sarau Complexo. O evento tem força e vontade própria, surpreendente! O universo conspira a favor desses encontros da diversidade e interação, por meio da arte. Falo como quem vê de dentro, diferente, talvez, do ponto de vista de quem vê de fora. Contudo, cada vez artistas mais lind@s, do Distrito Federal, Entorno, outros estados e países, embelezam o Sarau Complexo!