Pode ser utilizada tanto em via oral, como em cremes
A vitamina E compõe a formação do colágeno e traz benefícios muito importantes para a pele, tais como a prevenção e tratamento de rugas, cicatrização de feridas, e seu efeito antioxidante e neutralizador de radicais livres, diminui a incidência de vermelhidão e a sensibilidade da pele causada por longos períodos de exposição solar (radiação ultravioleta). Atua também como lubrificante e hidratante.

O médico dermatologista da Clínica Monte Parnaso explica que, entre os diversos benefícios para o organismo, pode citar que é um potente antioxidante, capacitando a neutralização de radicais livres, substâncias que podem ser uma das causas de doenças crônicas e degenerativas. “A vitamina E vai além com sua ação, também impede a oxidação das gorduras, protegendo assim as membranas celulares e evitando o depósito do colesterol LDL (colesterol ruim) nos vasos sanguíneos. Tem ainda importante ação anticoagulante, ajudando a prevenir casos de trombose e auxilia na absorção de cálcio e potássio pelo organismo, auxiliando no bom funcionamento dos tecidos muscular e ósseo”, observa.

Na indústria de cosméticos, a vitamina E está presente tanto em protetores solares como em hidratantes. “São importantes no tratamento do envelhecimento cutâneo. A vitamina tem função antirrugas, por neutralizar estes radicais livres e ação hidratante para a pele, sendo componente importante em vários hidratantes”, esclarece Morgado.
A fonte de vitamina E pode ser manipulada na forma de cápsulas gelatinosas, mas como a vitamina está presente de forma abundante em vários alimentos, raramente é necessária a sua suplementação. Entre os alimentos ricos em vitamina E podemos citar os vegetais verdes escuros, salmão, sardinha, abacate, gema de ovo, semente de girassol, amendoim, castanhas e amêndoas.

Corpo Clínico
Dra. Ana Regina Franchi Trávolo – Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); membro titular da SBD; membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica – SBCD; membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia; membro da InternationalAssociationofAesthetic Medicine; graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP e fellow em Dermatologia e Laser pelo Hospital Ramon Cajal, na Espanha.

Dr. Luciano Ferreira Morgado – Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); membro titular da SBD; membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica – SBCD; membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia; membro da InternationalAssociationofAesthetic Medicine; pós-graduado em Cirurgia Dermatológica, Laser e Dermatologia Estética pela FM-ABC São Paulo; graduado em Medicina pela UnB e mestre em Terapia Fotodinâmica com Nanotecnologia pela Universidade de Brasília.
 Serviço:
Monte Parnaso – Cuidados à flor da pele
Centro Médico Júlio Adnet, SEPS 709/909, Bloco A, Clínica 9, 1° subsolo.
Contato: (61) 3263-0833 / 3263-0834
www.monteparnaso.com.br
Siga também os perfis nas redes sociais.